Pergunta: O que é vital para o sucesso da consolidação de um Data center?

data_center_344x320 Antes de partir para um projeto como esse, considere os desafios do processo e busque especialistas para ajudá-lo.

Consolidação de data centers continua a ser um tema quente. E com razão. A iniciativa provou ser uma maneira eficaz de reduzir custos e a complexidade, estabelecendo uma gestão de TI mais eficiente. Mas, enquanto os benefícios são comprovados, o caminho para o sucesso leva à navegação cuidadosa.
Organizações costumam olhar a consolidação de data centers como uma forma de gerenciar as despesas e reafirmar o controle sobre ambientes altamente distribuídos. Já que essas são as grandes razões, é fundamental que a organização compreenda de forma completa o significado da consolidação, incluindo benefícios, riscos e desafios em potencial, para assegurar uma implementação bem-sucedida.
Para direcionar a organização rumo ao sucesso, considere as melhores práticas abaixo para evitar armadilhas comuns e colher os benefícios da consolidação.

Considere todos os desafios
Deixando um pouco questões técnicas e financeiras de lado, a consolidação do data center também pode apresentar desafios culturais. Torna-se, então, vital abordar esse tema, incluindo o departamento de recursos humanos no projeto. Você vai precisar do RH para ajudar a desenvolver um plano para gerenciar todas as mudanças de pessoal que possam surgir.
Obviamente você vai precisar demonstrar plenamente benefícios projetados e ter um plano técnico detalhado. Observe que um projeto de consolidação ao longo de orçamento é o resultado de um planejamento malfeito. É importante compreender quanto tempo a transição durará e qual o pessoal e o tipo de experiência serão necessários para apoiar o movimento.
Certifique-se ainda de que o pessoal que faz a gestão do data center se comunique com o de TI. Por exemplo, um item que muitas vezes fica esquecido é a conta de luz. Se o grupo de instalações se apegar ao poder, a TI pode subestimar os requisitos e os custos, fazendo o projeto ir além do orçamento inicial.
Estabeleça a pré-consolidação de dados de base para medir o sucesso do novo data center. Medir o desempenho antes e após a consolidação permite que validar o sucesso do projeto e garante melhor compreensão dos dados que a TI quer coletar. Essas métricas irão fornecer insights sobre a gestão eficaz do projeto.
E uma vez que os planos estão definidos, abrace-os. Minimizar as mudanças durante a implementação vai reduzir as complicações do projeto.

Confie nos especialistas
Projetos de data center dessa magnitude não acontecem todos os dias e, como resultado, poucas organizações têm todas as competências necessárias para executar todo o plano internamente. Considere o uso de um parceiro que tem a experiência de que sua organização precisa.
Para projetos maiores, a decisão sobre o que é preciso consolidar primeiro terá sério impacto no projeto. Na maioria dos casos, o melhor é passar serviços comuns – como e-mail, armazenamento de dados e bibliotecas – e dados de baixo risco primeiro.
É assim que o projeto começa, reduzindo o potencial de problemas maiores nas fases posteriores. Isso também dá à empresa a oportunidade de ajustar o processo, tornando cada movimento subsequente melhor do que o anterior. O objetivo é que os sistemas críticos movam-se com a menor possibilidade de erro.

Fonte:Moosa Matariyeh

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: