Os 6 passos para otimizar energia do data center

OptiViewXG Verificar a conta e optar por virtualização estão na lista de ações que podem ser tomadas para garantir a eficiência do ambiente.

Estudo recente da Universidade de Stanford, conduzido pelo professor Jonathan Koomey, aponta que de 2005 a 2010 houve crescimento de 36% no consumo de energia nos data centers dos Estados Unidos. Um número menor do que muitos analistas previam, mas ainda assim significativo.
Em uma economia em constante instabilidade, vale a pena dar uma olhada em como aumentar a eficiência energética em data centers, especialmente porque, em muitos casos, a eficiência energética pode ser obtida sem grandes reparações de equipamentos ou instalações de TI.

1. Determine o uso
O primeiro passo para tornar a energia do data center mais eficiente é descobrir exatamente quanta eletricidade o ambiente usa, e em que, especificamente, a eletricidade é consumida.
"Minha primeira recomendação para os CIOs é realizar uma avaliação do data center para quantificar o que o uso de energia significa para a companhia", diz John Tucillo, presidente e chairman do conselho do Green Grid, organização sem fins lucrativos dedicada a promover a eficiência dos recursos na data center.
O Green Grid tem uma métrica para uso de energia chamada PUE que envolve dividir o total de energia utilizado em uma instalação pelos equipamentos de TI. “Você não precisa ser sofisticado para quantificar o consumo de energia básica", diz Tucillo. “Compreender o PUE pode fornecer uma perspectiva sobre como você pode ser mais eficiente”, completa.

2. Verifique a conta

Outra forma bastante simples para registrar melhoria da eficiência energética é sempre avaliar com cautela a conta do data center, uma prática não muito realizada pelos departamentos de TI hoje.
Tucillo recomenda que CIOs trabalhem em conjunto com CFOs para analisar contas de serviços públicos em um esforço para descobrir as áreas que poderiam ser mais eficientes no quesito energia. Enquanto os custos mensais nem sempre correspondem às ineficiências, eles podem, pelo menos, destacar onde estão as oportunidades de melhoria.

3. Prepare-se para virtualização
Uma vez que as primeiras avaliações forem realizadas, os CIOs podem, então, examinar onde cortar o uso da eletricidade. Estratégias específicas vão variar de data center para data center. No entanto, a virtualização de servidores é uma estratégia comum e que pode reduzir o consumo de energia e custos de forma significativa, substituindo muitos servidores físicos. Para extrair o máximo da virtualização, ou qualquer atividade que visa a eficiência, a companhia tem de considerar o efeito cascata sobre as operações de data center.
"Se o seu servidor de storage tem cerca de 80% de uso, é preciso garantir que está acompanhando os requisitos de energia para efetuar a correta utilização”, exemplifica Tucillo. Ao implementar virtualização, diz, a densidade de carga de trabalho aumenta em determinados servidores, com isso, energia e refrigeração devem ser ajustadas de acordo com os racks dos servidores.
A revisão da arquitetura de refrigeração pode levar a economias significativas com esforço mínimo. "Com essa ação, é possível registrar economia de eficiência energética em torno de 20% a 40%", diz Tucillo.
Para o executivo, essa ação pode ser tão simples como mover os aparelhos de ar-condicionado para perto dos servidores virtualizados, uma estratégia chamada resfriamento close-coupled. A ideia por trás da refrigeração close-coupled é ter mais controle sobre o fornecimento de ar frio e da captura de ar quente. "Você pode empregar o resfriamento direito necessário para um determinado rack no momento em que é preciso", explica Tucillo.

4. Preencha espaços vazios
Quando servidores virtualizados são removidos de um rack, pode-se criar problemas com a refrigeração e a eficiência energética, diz Don Beaty, presidente da DLB Associates, empresa de construção. Preencher os espaços vazios dentro de racks, cabeamento, painéis etc é vital nesse cenário.

5. Adaptar abordagem
Virtualização facilita a criação de zonas. "Assim, você pode ter uma zona altamente utilizada dentro do data center, que vai permitir, literalmente, fechar toda as outras áreas do ambiente", explica Tucillo. Por sua vez, as capacidades adequadas de energia e resfriamento podem estar localizadas precisamente onde são necessárias.
Zonas organizadas de acordo com aplicativos também podem melhor permitir balanceamento de carga do data center, eficiência do servidor e requisitos de redundância. Por exemplo, aplicações de back office podem ficar em uma zona de instalação, enquanto sistemas de missão crítica em outra. Em vez de entregar a mesma quantidade de energia redundante e refrigeração por toda parte, a zona de missão crítica pode ser direcionada para os níveis mais elevados de redundância e refrigeração.
"A oportunidade de economizar energia no data center requer olhar para mais variáveis ", diz Beaty. "Eficiência de carga e redundância trabalham juntas para otimizar o consumo de energia”, completa.

6. Economize com ar que vem de fora
Além de tomar cuidado com o ar interno, o que vem de fora também deve ser levado em consideração. Beaty diz que os data centers são frequentemente mantidos por meio do aumento da temperatura de acordo com as necessidades dos equipamentos. Entretanto, os data centers podem economizar ao contar com ar externo para refrigeração.
Aumentar a temperatura interna em cinco graus não vai comprometer o desempenho dos equipamentos de TI, afirma Beaty, e vai permitir que o data center aproveite os dias de frio de fora para manter-se na temperatura adequada. A economia gerada ao usar esse método pode ser vistas rapidamente. "É possível registrar economia de energia de 50% ou mais a cada hora que a companhia usar o modo economizador", diz Beaty.
Otimizar o uso da energia por todo o data center pode ser um exercício demorado, mas seguindo esses passos relativamente simples é possível registrar grandes economias.

Fonte:Megan Santosus

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: