Upgrade de processador requer também a troca da placa-mãe?

ProcessadorVocê está meio insatisfeito com a performance do seu computador e lhe disseram que poderia colocar mais memória e trocar o processador para resolver o problema? Mas você ficou em dúvida pelo seguinte: se você quiser trocar um processador, é necessário trocar a placa mãe ou é só comprar um processador compatível com a minha placa mãe? Outra coisa: em outro micro, o processador queimou e ele é de um único núcleo. Será que posso trocar esse processador que queimou por outro de dois núcleos ou devo colocar outro exatamente igual?

A regra básica é: o processador deve ser compatível com a placa-mãe e, a princípio, o que define esta compatibilidade é o tipo de soquete. Mas cuidado: nem sempre processadores que usam o mesmo soquete serviram em uma placa-mãe com aquele mesmo soquete, é preciso verificar no manual da placa-mãe se ela oferece suporte àquele processador.

Assim, se quiser utilizar um processador de outro tipo, ou por causa do soquete ou por causa de outras características, então será preciso trocar a placa-mãe e provavelmente as memórias também, visto que as memórias são definidas em função do processador e do chipset em cima do qual a placa-mãe foi projetada e construída. Todo fabricante de placa-mãe divulgar quais são os processadores e memórias compatíveis com ela.

Mas não se deve esperar grande diferença de performance ao trocar um processador, pois a velocidade de um computador é determinada mais pelo conjunto do que por uma peça específica. É óbvio que um processador melhor (mais rápido) deve melhorar em alguma coisa um computador, mas a diferença sensível de performance geralmente é decepcionante, por isso nem sempre o investimento é compensador.

Fonte: PNP

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: