Quais são as tensões mínimas e máximas para ligar um computador?

FonteeletricaÉ possível ligar um computador com 90 volts de tensão, sendo a fonte de 110 volts? Qual a tensão mínima para ligar o computador e a tensão máxima? Quantos Volts uma fonte de 110 volts agüenta no máximo, e quantos Volts são o mínimo para uma de 220 Volts para manter o computador funcionando?
O que já sabemos é que ligando uma fonte 110 V em 220 V temos uma explosão. (BUMMM) Também existem as fontes bi-volt automático 110-220 volts, como é isso?

As fontes de computador (PC) são todas do tipo ?chaveada? mas existem dois tipos principais: com ou sem PFC ativo. O PFC ativo é que faz o chaveamento automático para que a fonte funcione tanto com 110 quanto com 220 ou tensões intermediárias e, de quebra, o PFC ativo aumenta tremendamente o rendimento das fontes, isto é, o
quanto de energia consomem em relação ao quanto de energia fornecem na sua saída. Um fonte com PFC ativa pode chegar a até 85% de eficiência, enquanto que as demais ficam entre 40 a 55%. Isto pode fazer uma boa diferença na conta de luz ao final do mês. As fontes com PFC ativo dispensam a chave de seleção 110/220V e não vão explodir se ligadas em 220V ou até mais que isto (tipicamente, até 240V).

A pergunta a cima, portanto, deve se referir ás fontes SEM o PFC ativo, onde existe aquela chavinha para mudar de 110 V para 220 V e vice-versa. Nestas, admite-se uma pequena variação, digamos, de 10% na tensão. Assim, uma fonte padrão para 115V poderia funcionar bem entre 102 a 127 V. Fontes mais bem construídas suportam variações ainda maiores. É por isso que as fontes podem ser ligadas em 110, 115 ou 127 V, que são as tensões que se encontra no Brasil, sem problema algum. Se estiver chaveada para 110V e for ligada em 220, aí então a explosão será líquida e certa. Cuidado!

No caso das tensões que encontramos aqui na rede elétrica do Brasil, o que acontece é o seguinte: numa instalação trifásica comum (como as que existem nas nossas ruas) a tensão de fase a fase é de 220V, portanto a tensão entre fase neutro é de 220 dividido pela raíz quadrada de 3, ou seja, 220/1,73 = 127 Volt. Só que, como boa parte da rede é antiga, existem transformadores que não são trifásicos puros, mas sim que funcionam com 2 fases e geram a terceira fase a partir de uma derivação interna. Nestes casos, a tensão entre esta terceira fase e as outras fases será de algo como 240 V, e a tensão entre a terceira fase e o neutro será de 115V, aproximadamente. Só que esta terceira fase não serve, por exemplo, para ligar um motor trifásico, este precisa do trifásico puro para funcionar corretamente.

Assim, dependendo da região e da instalação elétrica que a concessionária fez na rua, podemos ter 110 a 115V de fase-neutro ou então 127 na mesma tensão fase-neutro. Nas instalação mais novas, contudo, a tensão fase neutro é a padrão, ou seja, 127 V. Só mesmo em regiões afastadas, com poucos consumidores, as concessionárias ainda
fornecem os tais 110 V. Na prática, contudo, aparelhos que funcionam em 110V também funcionarão em 127V, porque as fontes têm esta tolerãncia e os fabricantes dos aparelhos já os dimensionam para isso, pois não sabem qual rede elétrica existirá no local. Às vezes, uma rua tem 110V nas tomadas, e na rua ao lado a rede já é mais nova e oferece os 127V regulamentares.

Finalizando, respondendo à pergunta, as fontes de computador costumam aceitar 10% de tolerância. Uma fonte de 115V nominais funcionará entre 103 a 127V, e uma de 220V nominais aceitará valores entre 198 a 242V. Mas isto não é regra, os fabricantes podem construir seus aparelhos com tolerâncias maiores ou menores. Já vimos casos de computadores funcionando perfeitamente com 90V, e outro funcionando com 250V. O jeito é consultar o manual do aparelho para saber o que o fabricante recomenda, ou então fazer um teste, usando um regulador de tensão para alimentar o PC e ver quais são os limites que ele suporta.

Fonte: PNP

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: