Windows 8: aplicativos não serão compatíveis entre tablet e PC

windows8 Aplicativos construídos para serem executados na versão tablet do Windows 8 não serão compatíveis com a versão de desktop do sistema operacional. Em um esclarecimento, um executivo da Microsoft afirmou que a versão do tablet também não executará nenhum aplicativo construído para as versões anteriores do sistema operacional.

“Fui claro desde a primeira vez na demonstração na CES [feira de tecnologia que ocorreu em janeiro desse ano] e, posteriormente, que os produtos ARM não rodariam nenhum aplicativo x86”, afirmou Stephen Sinofsky, presidente da unidade Windows da Microsoft, durante uma reunião com analistas financeiros na quarta-feira (14/09).  O Windows 8 para tablets é executado em dispositivos com chips projetados pela ARM. A versão  de desktop é executada nos tradicionais chips x86, da Intel e AMD.

Os comentários de Sinofsky vieram um dia depois de ele ter deixado implícito que haveria a compatibilidade, quando afirmou  que “as demonstrações que estamos mostrando são feitas para ARM ou x86”.

Mas na reunião com analistas, Sinofsky disse que a compatibilidade multiplataforma não seria prática porque os aplicativos precisam ser otimizados para tirar vantagem completa do hardware no qual serão executados.
O Windows 8 empresta a interface Metro do Windows Phone 7. O Metro possui blocos interativos chamados Live Tiles, que contém dados em tempo real de e-mail, redes sociais, mensagens instantâneas e outros serviços.

Apesar da insistência de Sinofsky de que a Microsoft avisou por meses sobre como seria o suporte de aplicativos Windows 8 para tablets e desktop, a verdade é que a empresa foi contraditória sobre o assunto. A parceira Intel foi a primeira a levantar essa questão. A vice-presidente sênior da Intel, Renee James falou para funcionários na Intel Developer Forum em maio que o Windows 8 no ARM não daria suporte a apps x86.

“Nossos competidores não executarão aplicativos legacy. Nem agora, nem nunca”, afirmou James, referindo-se ao seu rival fabricante de chips que usa o projeto SoC da ARM. À época, a Microsoft falou que a afirmação era “imprecisa e enganosa”. O burburinho entre a Redmond e sua parceira levou a Intel a tirar as afirmações de James do site. Agora parece que o executivo da Microsoft confirmou o que ela havia afirmado anteriormente.

Fonte: Alba Milena

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: