Windows 8 : sistema usa interface Metro, dividida em blocos

win8 A Microsoft deu nesta semana sua primeira amostra do Windows 8 aos desenvolvedores. A empresa conta com o sistema operacional para recuperar seu lugar no centro da computação pessoal e corporativa de PCs.

A fabricante demonstrou o software – esperado para o final deste ano ou do começo ao meio de 2012 – em sua conferência Build em Anaheim, Califórnia (EUA). “Reinventamos o Windows”, afirmou Stephen Sinofsky, presidente da Unidade Windows da Microsoft, durante a abertura da conferência. “Dos chipset à experiência do usuário, o Windows 8 traz uma nova gama de capacidade sem se comprometer”.

A diferença mais notável entre o Windows 8 e seus predecessores – incluindo o atual Windows 7 – é que pega emprestado elementos de interfarce de seu primo móvel, o Windows Phone 7. Tirado diretamente do Windows Phone é a interface Metro, que é subdivida em blocos, que a Microsoft chama de Live Tiles. Os tiles são interativos ao toque e mostram dados em tempo real de serviços de e-mails, sites de rede social, apps de mensagens instantâneas e outras fontes de informações.

A Microsoft mostrou que o Metro foi projetado para dar os PCs uma aparência e usabilidade mais parecida com a dos smarphones e tablets. “Window 8 apresenta uma nova interface no estilo Metro construída para o toque, que mostra informações importantes, incorpora simplicidade e dar controle ao usuário. A IU ao estilo Metro funciona também com o mouse e o teclado”.

Para atrair os desenvolvedores – muitos dos quais desertaram da Microsoft para construir software para a plataforma Android, do Google, ou os dispositivos com base do iOS, da Apple – a Microsoft também revelou inúmeras novas ferramentas de desenvolvimento para o Windows 8 e falou sobre a flexibilidade do software. “Vamos mostrar as novas ferramentas que permitem codificar aplicativos para o Metro em HTML5/ JavaScript, C/C++ e/ ou C#/ XAML”, afirmou Sinofsky, em postagem de blog que foi lançada juntamente com os anúncios da terça-feira.

“Os investimentos feitos como desenvolvedor em todas essas linguagens permitem que você escolha a melhor maneira de usar o serviço do sistema. Falamos sobre o Windows 8 ser um SO sem compromisso para usuários finais e ele também é uma plataforma sem compromisso para os desenvolvedores”.

A Microsoft planeja lançar duas versões do Windows 8 – uma executada nos tradicionais  chips x86 da Intel e AMD e outra que é capacitada para chips de tablets baseada no design da ARM.

Sinofksy afirmou para os desenvolvedores que a ferramenta de uma versão funcionará na outra. Isso é importante, já que muitos programadores não gostariam de ter que aprender todos os maneirismo de dois conjuntos de ferramentas de desenvolvimento. “A nova ferramenta de desenvolvimento permite que o desenvolvimento de aplicativos no estilo Metro seja simultâneo para arquiteturas executando x86 (32 ou 64 bits) ou ARM”.A empresa ainda não anunciou uma data formal de lançamento para o Windows 8. Algumas pessoas previam o lançamento para o final desse ano, enquanto outras diziam o começo ou meio de 2012.

Fonte:Paul McDougall

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: