Tempo de carregamento do Windows deve ser de oito segundos. Será?

windows8 Cansada de ser a retardatária na competição de tempo quando o assunto é tempo de inicialização da máquina,  a Microsoft diz que seu novo sistema operacional, o Windows 8, “é rápido ao iniciar”. A nova versão da plataforma será lançada em breve, e um vídeo de demonstração dela aponta o tempo de oito segundos nesse quesito.

Em uma postagem para o blog Building Windows 8, Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows na companhia, reconheceu a importância do tempo de início: “Nenhum outro recurso é tão comentado”, escreveu, o que é surpreendente, considerando que o tempo de início é apenas vagamente relacionado ao desempenho e a utilidade dos sistemas operacionais.

É possível ignorar o tempo de início: basta ligar o computador e ir pegar uma xícara de café enquanto os arquivos são carregados na memória. Mas no mundo real não funciona dessa maneira. A esperar causa a mesma frustração do que aguardar no carro o semáforo ficar com a luz verde. Alguns segundos dão a impressão de uma eternidade.

Os competidores da Microsoft não perderam tempo em mostrar seus atributos. Qual o primeiro recurso que o Google mencionou sobre o Chromebooks?: o tempo de início é de oito segundos”. Para aqueles que usam o Windows XP – cujo tempo de início é de minutos – isso é bem atraente.

O Windows 7 diminui essa falha substancialmente graças a técnicas como a inicialização paralela de driver, mas a Microsoft deseja que o processo seja mais rápido.

Na postagem, Gabe Aul, um diretor de gerenciamento de programa do Windows, afirmou que o tempo de início do Windows 8 é “absolutamente incrível”.

Parte da melhoria da velocidade pode ser atribuída ao fato dos laptops de demonstração do Windows 8 usarem solid-state drive, ou SSD. É disso que você precisa se deseja um tempo de início rápido. É isso que o Google usa no Chromebooks. Um MacBook Pro equipado com SSD executando o Mac OS X Lion se inicia em alguns segundo a mais, mas alguns usuários relataram tempo de iniciação abaixo de dez segundos.

Mas o Windows 8 não está se apoiando apenas no rápido armazenamento de hardware. A Microsoft também trabalhou em melhorias no software para tornar o tempo de iniciação dos computadores Windows mais rápido. Aul descreveu como a rápida iniciação do Windows 8 combinada ao tradicional processo cold boot com o modo de hibernação. Além disso, a empresa vem trabalhando com fabricantes para promover o uso do hardware Unified Extensible Firmware Interface (UEFI), que é mais rápido do que o tradicional Bios.

Fonte:Thomas Claburn

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: