Placa-mãe não funciona mas fica emitindo um ruído estranho agudo e contínuo

não liga Recentemente fui chamado para dar manutenção em um computador Positivo Plataforma Via o qual, segundo a cliente, não exibia a imagem. Pois bem a manutenção se iniciou na casa da cliente, verifiquei se era mau contato mas não resolveu nada. Daí resolvi levar para minha oficina para apurar com calma porque estava acontecendo do micro não exibir a imagem. Segui todos os procedimentos que se deve ser feito mas nada do vídeo voltar. O que me chamou a atenção desse episódio é que ocorria um ruído um tanto inusitado: a placa-mãe estava apresentando um ruído como se fosse um chiado de um grilo bem pequeno. Tem placas que apresentam mesmo esse sintoma ou seria outra coisa?

Estes barulho saindo da placa-mãe pode ser um sinal de que os capacitores eletrolíticos estão chegando ao final de sua vida. Capacitores são pequenos componentes cilíndricos usados nos aparelhos eletrônicos, com diversas funções, contendo um corpo de alumínio
encapsulado em plástico e com ácido em seu interior.

Provavelmente alguns destes capacitores já estão estufados ou até mesmo já estouraram, derramando ácido na placa-mãe o que pode corromper as trilhas e causar mau funcionamento, não só porque o capacitores perdeu sua função mas também porque o vazamento danifica o funcionamento de outros componentes.

Para testar, o jeito é achar uma placa-mãe equivalente (que use os mesmos componentes como processador e memória) e testar tudo lá. Se voltar a funcionar com a outra é porque é a placa-mãe original mesmo que pifou, e nesse caso ela precisará ser reparada ou substituída.

Fonte:PNP

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: