Profissionais de TI têm aumento salarial de 20% em média

salario Os profissionais de TI tiveram um aumento salarial de, em média 20%, em comparação com o ano passado, segundo o Guia Salarial 2010-2011, da Robert Half. A empresa apontou que a valorização se dá, principalmente, por conta da alta demanda de setores como indústria, serviços e mercado financeiro. O estudo mostra que os profissionais mais valorizados são os que possuem perfis mais seniores e além dos conhecimentos técnicos, já incorporaram o fato de a TI definitivamente fazer parte dos negócios.

Para a companhia, o analista de negócios é o profissional que simboliza da melhor forma a consolidação da TI estratégica, por ser o responsável em traduzir as necessidades das linhas de negócios em projetos de TI e convencer diretores, por exemplo, com argumentos técnicos de que o projeto é exeqüível e necessário. “O profissional que consegue mesclar excelência técnica com habilidades de negociação e comunicação, por exemplo, são muito demandados e estão entre os mais valorizados em termos salariais no último ano por serem os mais capazes de integrar TI e as linhas de negócios de uma empresa.”, revela Maria Paula Menezes, gerente da divisão de TI, em comunicado oficial enviado à imprensa. O teto salarial de um analista de negócios no nível de entrada aumentou de R$ 5 mil para R$ 6,5 mil.

Outro cargo, que segundo a Robert Half, também foi valorizado foi o de especialista de ERP, e que aparece pela primeira vez no Guia Salarial 2011-2012. “Neste caso, a valorização acontece também pela escassez de profissionais qualificados, já que boa parte deles opta pelo trabalho terceirizado”, conta Maria Paula.

Valorização

Maria Paula afirmou que os perfis mais valorizados em TI, além dos aspectos técnicos, são os profissionais que possuem habilidade em comunicação, jogo de cintura, boa capacidade de relacionamento, visão de negócios e atitude voltada à inovação. A grande entrada de empresas multinacionais no mercado brasileiro exige que os talentos tenham proficiência em inglês.

Apesar da valorização salarial não ter sido tão acentuada, profissionais como os gerentes de TI, que integram infraestrutura, sistemas e decidem futuros projetos e investimentos e coordenadores de segurança, com grande responsabilidade nas empresas, também estiveram entre os mais demandados no último ano.

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: