Porque a Microsoft está a todo o momento trocando o seu sistema operacional (Windows)?

versoes_Windows Não seria melhor aperfeiçoar o que já existe? Ou eles têm outros interesses…

Esta percepção de que a Microsoft está a todo momento mudando o Windows é compreensível, mas o caso tem várias facetas. Em primeiro lugar, o Windows está sempre sendo atualizado, paulatinamente através do WindowsUpdate ou a passos mais largos quando sai um Service Pack ou uma nova versão do sistema. Mas este é um fato normal e corriqueiro, fruto dos bilhões de dólares que a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento e também e principalmente porque a própria tecnologia via mudando, com novas necessidades dos consumidores, novos dispositivos de hardware e maneiras diferentes de implantar soluções informatizadas.

Mas o Windows tem uma meta que é ao mesmo tempo uma vantagem e uma desvantagem. Estamos falando da compatibilidade com programas e hardwares antigos. Mesmo as versões recentes, de 64 bits, mantêm um alto grau de compatibilidade com os dispositivos de hardware e programas que ainda rodam em 16 bits, significando que o Winodws 7, por exemplo, ainda consegue rodar programas feitos, digamos, há 15 anos ou até mais. Nenhum outro sistema operacional destinado ao mercado de consumo consegue estas façanha e, no ambiente empresarial, só o Unix consegue fazer o mesmo, seguido de perto pelo Linux que surgiu, teoricamente, em 1993. Livrando-se desta carga pesada, fica muito mais fácil desenvolver um sistema operacional novo como é o caso do iOS (usado nos dispositivos da Apple como iPad e iPhone) e do Android do Google, seu concorrente mais próximo.

Estes sistemas foram feitos para uma finalidade e para um hardware específico, para rodar programas ainda a serem escritos, ou seja, fica muito mais fácil criar algo novo e que parece revolucionário, mas a realidade fica longe disto. Windows, Unix, Linux e o próprio MacOS da Apple são sistemas operacionais maduros e que passaram por décadas de evolução, atendendo a muito mais situações do que os novos sistemas operacionais. Estes sistemas podem, por exemplo, rodar tanto programas banais como uma agenda telefônica quando servirem de base para aplicações científicas e empresariais extremamente complexas como indústria aero-especial e a previsão metereológica. O que a Microsoft tem feito é adequar seu principal produto, o Windows, às novas demandas. Justamente por isso o Windows é, de longe, o sistema operacional mais usado de todos os tempos, vai ficar assim durante um bom tempo, e a mudança e a inovação precisarão continuar, sob pena de um sistema operacional concorrente conseguir desenvolver-se e oferecer boas soluções a tal ponto que ameace o predomínio da Microsoft.

Isto já ocorrem em áreas onde o Windows falhou em oferecer boas soluções técnicas e/ou que fossem convenientes ao mercado, como foi o caso dos tablets e dos smartphones. Mas esta batalha está em pleno desenvolvimento, a cada dia ocorre um novo lance que pode mudar todo o panorama. Conforme os amantes comentam, o Linux está aí, e surpreendentemente não da forma que se previa inicialmente, ou seja, com alguma “distribuição” ganhando a preferência do consumidor nos micros de mesa. O que aconteceu é que o Linux ganhou a preferência dos consumidores mas foi por um outro viés, afinal, o Linux é “irmão” do Android, MacOS e iOS, visto que todos estes derivam de alguma variação do Unix, assim como o Linux. Pois é, os adeptos do Linux já podem comemorar, ele finalmente conseguiu sair de um pequeno nicho de mercado para ganhar a preferência de boa parte do mercado. Só que não foi às custas do Windows, mas sim dominando áreas que não haviam sido previstas, como foi o caso dos citados dispositivos com tela sensível ao toque como os computadores no formato tablet ou smartphone.

Fonte:PNP

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: