Líderes de TI precisam se intrometer nos negócios alheios

lider Se você tem um cargo sênior em tecnologia, já deve ter desenvolvido interesse genuíno por diversas práticas do negócio.

O expansivo papel do CIO é o assunto nos círculos de acadêmicos e consultores de gestão. Se essa expansão ainda não foi formalizada em sua empresa, pode apostar no fato de que a mudança está a caminho. Eu já posso senti-la. As oportunidades para mim e para meus colegas CIOs nos intrometermos nos negócios dos outros crescem a cada dia. Felizmente, eu tenho interesse verdadeiro em muitas áreas de negócios. Se você tem um cargo sênior em tecnologia, espero que tenha ou que possa desenvolver tal interesse. Você vai precisar.

Talvez você possa fingir. Eu imagino que se fazer de interessado possa ser uma abordagem decente e te renderá mais influência em uma determinada linha de negócio. Mas também é muito fácil, e vergonhoso, ser descoberto.

Essas são algumas áreas em que eu devo me envolver.

Nossos clientes e potenciais clientes são empresas da indústria, e já estamos atrasados em nossas conexões via mídias sociais e outros canais web. Vic, nosso VP de marketing, reconhece que muitos dos esforços de marketing da comunidade corporativa mundial estão seguindo nessa direção. E para os nossos jovens talentos, que cresceram com o Facebook e, agora, com Twitter e Google em lugar do conhecimento pessoal, esses esforços são um presente. Vic e eu estamos trabalhando juntos para compreender como nossos clientes aprendem, compram e vendem online.

Você pode imaginar que não passa de uma jogada de marketing e, como CIO, eu deveria apenas permitir o acesso às plataformas apropriadas. Mas não é essa a nossa abordagem. Pesquisa e busca online evolui a cada dia. Compreender as implicações técnicas de autoridade e indexabilidade, por exemplo, é relevante. Criar mídia digital de uma forma que seja eficiente e acessada por diferentes pontos requer arquiteturas de dados bem desenhadas. Plataformas diferentes, de smartphones a tablets e PCs, requerem design de conteúdo e abordagens de marca diferentes. A parceria próxima com a área de marketing é obrigatória se quiser sucesso nessa área.

Vou me intrometer, também, com nosso diretor de RH. Rich tem uma nova estratégia de recrutamento na lista de afazeres e eu posso ajudá-lo. O LinkedIn faz parte dessa estratégia? E tecnologias e serviços de e-recruting comercial? Devemos integrar tudo isso diretamente com nosso sistema de recrutamento? Usamos alguma ferramenta social para descobrir o que nossos funcionários e clientes falam de nós?

Nossa área de serviço ao cliente depende, agora, de tecnologias baseadas em GPS para enviar os técnicos certos aos clientes certos. Há alguns anos, isso era feito no papel. Hoje à tarde, vou me encontrar com Sandra, nossa VP de atendimento ao cliente, para explicar como sistemas de alerta em tempo real, baseados em eventos e localização, podem aprimorar ainda mais nossos serviços. Por mais que Sandra seja especialista em serviços ao cliente, tecnologias baseadas em localização são completamente novas para ela. Eu preciso ajudá-la a entender as possibilidades e ela precisa me ajudar a compreender os principais propulsores da satisfação dos clientes.

Se você é um fornecedor em nossa indústria, considere o papel que desempenho quando buscar novas formas de construir seu negócio. Eu posso não precisar de ajuda com seus produtos; eu posso precisar compreender melhor os fundamentos da fabricação. Ou eu posso precisar aprender, rapidamente, as complicações das coberturas de câmbio internacional ou lances de leilão reverso.

Meter meu nariz nos negócios dos outros tem se tornado uma forma de crescer na carreira. E eu tenho o nariz certo para o serviço.

Fonte:John McGreavy

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: