A diferença entre liderar e chefiar

lider_liderar Para consultor, papel do líder é, entre outras coisas, inspirar e motivar os integrantes da equipe.

Ascender na carreira não significa caminhar para se tornar um líder. Diferentemente do que muitos pensam, estar no mais alto posto de uma equipe não quer dizer liderá-la, às vezes, os gestores apenas chefiam.

Isso porque a liderança é uma habilidade e assim como as demais requer treino. “Um chefe é extremamente importante, pois ele tem a tarefa de planejar, controlar as pessoas, medir prazos e desempenho, mas não necessariamente é um líder. Este tem o papel de inspirar, motivar e energizar as pessoas”, na opinião do presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta.

Na opinião de Matta, o executivo ideal é o “chefe-líder”, ou seja, possui as habilidades requeridas em ambos os papéis. A liderança pode ser uma característica nata, mas deve ser vista como uma habilidade. Sendo assim, requer investimento, estudo, treinamento e prática, explica Saulo Fong, especialista em desenvolvimento pessoal do Instituto União.

“Algumas pessoas já nascem líderes ou desenvolvem esta competência na infância, mas mesmo uma pessoa que não tenha esta habilidade pode desenvolvê-la. Através do autoconhecimento podemos aprimorar nossos comportamentos que nos transformam em verdadeiros líderes”, aponta Ricardo Piva, diretor do Portal Fox, empresa de consultoria empresarial e desenvolvimento humano.

Na opinião do executivo, enquanto para ser chefe a pessoa precisa ter conhecimento técnico da área de atuação, o líder necessita, antes de qualquer coisa, autoconhecimento. E, se para chefiar a capacidade de cobrança é fundamental, para liderar entra em cena o verbo motivar.

Mas as diferenças não acabam aí. O líder precisa estimular o desenvolvimento da equipe, saber ouvir e estabelecer diálogos. Já o chefe deve acumular conhecimento, estabelecer comunicações unilaterais e saber impor-se pela fala. E, enquanto o chefe distribui ordens, o líder delega.

Contudo, a diferença mais importante entre chefe e líder está no objetivo. “A liderança consiste em inspirar, motivar e ampliar as competências das pessoas, movimentando-as a atingirem um objetivo comum”, explica Pivan.

Para o diretor, inspirar é fazer com que uma pessoa faça o que deve ser feito por ela mesma. “Quando o indivíduo trabalha para conquistar seus sonhos tudo fica mais fácil para a empresa, o líder e o liderado”, conclui.

Fonte:Marina Pita

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