Especial carreira: pratique e estude para se tornar um bom líder

lideanca1 Embora seja uma habilidade nata em algumas pessoas, a liderança pode ser desenvolvida ao longo da vida profissional

A liderança pode ser nata. Algumas pessoas, por outro lado, desenvolvem essa característica ainda na infância. Mas assim como qualquer outra habilidade, também é possível desenvolvê-la. Para isso, dizem os especialistas, é preciso estudar e, claro, praticar. Estar atento ao próprio comportamento é um primeiro e importante passo.

Partindo-se da visão de que o líder não existe no vazio, mas apenas na relação com pessoas concretas em momentos definidos da história, quando suas ações e exemplos inspiram seguidores voluntários, a liderança pode ser desenvolvida, opina o consultor da Wisnet Consulting, Vinício Chechetto. “As pessoas têm diferentes potenciais de comunicação, persuasão, maneiras de lidar com fatos, pessoas, desafios. Estes potenciais podem ser trabalhados”, explica.

“Apenas nos EUA, existem mais de 80 mil livros sobre liderança e 15 mil tipos de treinamento para isso. O que comprova que essa é uma habilidade a ser desenvolvida. E como qualquer outra, necessita de conhecimento, disciplina e prática”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta.

Matta indica para quem está começando o treinamento os livros A Síndrome do Macho Alpha e O Monge e o Executivo. Um ótimo filme, segundo ele, é Duelo de Titãs. Ele narra a história de um técnico de futebol americano contratado para trabalhar em um time universitário dividido pelo racismo.

Já Chechetto indica o livro Metamanagement, de Fredy Kofman. “Biografias de líderes também podem ser inspiradoras”, diz o consultor. Para um aprenziado rápido, no meio da semana, uma boa ideia é assistir ao filme Perfume de Mulher. Muita gente já o viu, mas revê-lo pensando em como motivar e influenciar pessoas pode ser uma experiência interessante, além de divertida.

Na opinião do especialista em técnicas de expansão de consciência, programação neuro-linguística, comportamento humano e liderança situacional Ricardo Piovan, diretor do Portal Fox, três livros devem estar na cabeceira de quem busca formação para liderança. Além de O Monge e O Executivo, já citado, O Livro de Ouro da Liderança e Preciso Saber se Estou Indo Bem são obrigatórios, diz.

Mais para inspirar do que para formar, os filmes Coach Carter, Um Treino Para a Vida, Sobreviventes dos Andes e O Diabo Veste Prada são boas pedidas, de acordo com Piovan.

Para quem pretende entender a diferença entre ser chefe e ser líder a sugestão fica por conta do especialista em desenvolvimento pessoal Saulo Fong. O filme O Inferno de Dante narra a disputa entre especialistas que pretendem declarar estado de emergência em uma pequena cidade dos Estados Unidos por conta de um vulcão que deverá entrar em erupção e aqueles que defendem os interesses de um grande empresário que tem pretensões de investir no local.

Mesmo antes de virar chefe, é bom aproveitar essas dicas e desenvolver a liderança. “Todos que pretendem estar em cargos de chefia serão exigidos como líderes”, afirma Matta.

Fonte:Marina Pita

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: