A Alma da liderança

Lideranca A palavra liderança é uma palavra grávida, que possui vários significados. Sempre escutamos “muita teoria” sobre liderança, muitos conceitos e “receitas de bolo”. Mas algo me chamou a atenção nessa abordagem do médico e escritor indiano Deepak Chopra, que pude vivenciar em um de seus seminários intitulado “A Alma da Liderança – O uso da inteligência Espiritual para a transformação pessoal e social”.

Primeiramente, Chopra nos faz compreender que a “alma” é um sistema vivo, dinâmico e em evolução na consciência; composto de significados, contextos, relacionamentos e arquétipos; a alma é modelada pela memória e pela experiência, sendo impulsionada pelo desejo.

Quanto ao conceito de “líder”, Chopra diz que é a alma simbólica de um grupo que age como catalisador da mudança e da transformação – sendo que grupo pode ser uma família, uma empresa, um partido político, uma comunidade, uma nação, uma civilização ou qualquer outra organização.

Para que um líder possa provocar uma transformação pessoal e social, ele precisa desenvolver sua inspiração por meio da inteligência espiritual. Podemos resumir isso na célebre frase de Mahatma Gandhi: “Seja você mesmo a mudança que você deseja ver no mundo”. Da transformação pessoal à social devemos ser a mudança, marcar a diferença e compartilhar a paixão.

Para começar a transformação, devemos entender melhor as nossas intenções: Por que eu quero ser um líder extraordinário?  O que quero alcançar como líder nos próximos 12 meses? O que preciso continuar fazendo? O que preciso parar de fazer? O que preciso começar a fazer?

Os líderes extraordinários dedicam tempo para fazer perguntas a si mesmos. Eles também têm a autoestima elevada, não se preocupam com o que as pessoas pensam sobre eles, acreditam no poder de suas intenções, sabem que podem materializar sua visão, são pessoas felizes e ótimos contadores de histórias.

Essas qualidades fazem a diferença e geram grande satisfação. Pesquisas apontam que existem três razões pelas quais as pessoas são felizes: Foco e estabilidade -algumas pessoas enxergam problemas, outras enxergam oportunidades criativas; segurança financeira; fazer os outros felizes – que significa contribuição, viver a sua missão.

Grandes líderes devem liderar-se para olhar, escutar e estar mais próximos e presentes da equipe. Devem estreitar laços emocionais, focando nas pessoas. Devem ampliar a consciência de si mesmo e dos outros, desafiando-se a sonhar uma nova realidade e materializá-la. Devem dar poder à equipe – o chamado empowerment; tendo responsabilidade em assumir riscos pelo desenvolvimento da mesma e atuando em sincronismo com seus liderados.

Para começar a transformação em líderes extraordinários é importante entendermos o perfil de nossa alma. Qual a minha contribuição e propósito? Quem são meus heróis (história, mitologia, religião)? Quais as qualidades que busco em um melhor amigo? Quais são os meus talentos e habilidades únicas? Quais são as melhores qualidades que se refletem em um relacionamento pessoal?

Permita-se sonhar. Não se preocupe em ser lógico, racional ou prático para implementar ideias. O Perfil da alma reflete seus valores; a visão reflete as suas intenções mais profundas.

Em todo o momento o líder deve ser centrado e alerta, intuitivo, criativo.  Deve ser capaz de enxergar o que é mais profundo e maior; deve encarnar o amor, incluindo a compaixão sem recompensa, verdadeiramente voltada para os outros. O líder sempre leva o grupo a um novo nível de consciência, ampliando a visão sobre eles mesmos e o ambiente. Esse líder é imune a críticas e também a elogios, mesmo assim ele sabe receber feedbacks. Ele deve ter um sincronismo com o todo.

A transformação do líder está totalmente centrada na vontade, no querer fazer, na visão inspiradora de se tornar um ser humano melhor e não apenas em técnicas de liderança e regras encontradas em livros e apostilas. O líder que somos hoje é resultado das escolhas que fizemos no passado. O líder que nos tornaremos no futuro é o resultado das escolhas que fazemos hoje.

Fonte:Thiago Ghougassian

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: