OCS Inventory: Ferramenta para inventariar hardware e software

ocs Uma das maiores dificuldades encontradas no gerenciamento de informática, é saber a dimensão exata do que está sendo gerenciado, no que diz respeito a software e hardware. Inventariar o parque de informática e conhecer a situação precisa de cada equipamento pode ser uma tarefa complexa até mesmo em organizações de médio porte, e com certeza é uma tarefa importante em se tratando de órgãos públicos estaduais, pois diversos órgãos possuem e exercem autonomia para adquirir seus próprios equipamentos e softwares.

Diante deste quadro e dado a necessidade de se obter mais informações acerca do assunto, testamos diversas ferramentas de Inventário de Hardware e Software e optamos por um projeto com GNU General Public License (GPL), chamado de OCS Inventory.
Em Setembro de 2005, após vários testes e estudos, implantamos a ferramenta em nosso parque computacional e desde então temos nos deparado com as inúmeras possibilidades de manipular as informações obtidas, para melhor gerenciamento do nosso parque.

A coleta das informações é realizada de forma simples e rápida, no logon script de cada usuário de rede da instituição é colocada uma rotina que executa um arquivo .exe, ao efetuar o logon este arquivo é executado e a ferramenta realiza uma varredura no micro coletando as informações, depois de completar a tarefa o arquivo é fechado e o administrador de rede já pode visualizar as informações na interface de Gerencimento do OCS Inventory.

As informações coletadas são: BIOS, Processador, Memória, Periféricos instalados, Portas seriais e paralelas, Placa de Rede, Dispositivos de Armazenamento (informando inclusive a quantidade utilizada e livre do HD), Drives Lógicos, Placa de vídeo, Placa de som, Monitor, Placa de Fax/Modem, Impressoras instaladas, logs de acesso e todos os softwares instalados, além de permitir a desinstalação de softwares remotamente.

Um dos principais usos da ferramenta, diante do constante combate à pirataria e delitos contra a propriedade intelectual, incluindo a proteção de propriedade intelectual de programa de computador e sua comercialização no país, é a obtenção de todos os software instalados nos micros de cada instituição, pois como sabemos, o primeiro passo é identificar o software ilegal e onde ele está instalado, para em seguida tomar as devidas providências.

Maiores informações sobre o Projeto OCS Invetory:

http://sourceforge.net/projects/ocsinventory

http://ocsinventory.sourceforge.net/en/whatisit.php

Fonte:Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

2 responses to “OCS Inventory: Ferramenta para inventariar hardware e software”

  1. Gustavo Farias dos Santos says :

    Eu implementei na empresa anterior em que eu trabalhava e agora na atual, muito bom!

    • Desmonta&CIA says :

      Gustavo, realmente esta ferramenta é uma mão na roda para quem precisa de um inventariamento mais apurado. Ahh, e ainda não é preciso ficar depois registrando em tabelas os dados pegos com uma folha de papel indo de host em host anotando sistema operacional, numero de série da CPU entre outras coisas. Um abraço. Equipe Desmonta&CIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: