Como lidar com o desafio de trabalhar sozinho em TI

solidao Muitas vezes o empreendedor começa seu negócio sozinho, trabalha em casa ou em um pequeno escritório sem colegas para compartilhar as conquistas e dificuldades diárias. Esta é a realidade de Gil Zeimer, diretor de criação de uma empresa de marketing. Zeimer conversou com a psicoterapeuta Dra. Selma Lewis sobre como enfrentar a solidão por, às vezes, mais de dez horas por dia. Zeimer publicou esta entrevista em inglês no Blog Intuit.

Qual o maior temor dos trabalhadores solitários?

As pessoas que trabalham sozinhas não esperavam que isso fosse um problema até que elas se encontram nesta situação. Em seguida, elas lentamente percebem o quanto de apoio que recebem de um ambiente empresarial normal. Mesmo as pessoas de quem você não gosta dão algum tipo de apoio emocional. Uma boa parte das pessoas sente muita dificuldade em estar motivado sem todo este apoio.

 

Que outros problemas alguém que trabalha sozinho pode enfrentar?

As pessoas pensam que ele é realmente divertido estar sozinho e trabalhar de pijama, mas não é. O isolamento é complicado. Muitas pessoas não desenvolvem a estrutura necessária para trabalhar sozinho. Outros desenvolvem depressão, acabam apenas dormindo, fazendo seu trabalho, ou assistindo a vídeos do YouTube todos os dias, mas eles não são produtivos.

 

O que você recomendaria para essas pessoas?

Eu recomendo a elas ir a eventos várias vezes por semana, como de associações profissionais, de classe, ou grupos de trabalho. Para ter uma boa energia, eu recomendo trabalhar em um local coletivo, como um café ou centro de trabalho. Eu também recomendo a leitura do livro Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes, de Steven Covey. Embora seja um livro de mais de 20 anos, é criativo, e mostra-lhe como construir uma estrutura de sucesso para si mesmo.

Quão importante é a convivência com outros empresários individuais?

É muito importante porque eles vão falar sobre todas as coisas que você tem medo de falar. Sair com os outros e conhecê-los é realmente importante. Eu recomendo também o desenvolvimento de um “círculo de competência” amigos com quem você pode contar quando tem um problema com o negócio porque você pode confiar em seu julgamento.

Quantas vezes essas pessoas devem sair de seus escritórios?

Quantas vezes forem necessárias. Você literalmente tem que estruturar o seu tempo para as  rupturas necessárias ao trabalhar sozinho, como uma caminhada, andar de bicicleta, indo para o almoço, ou visitar uma livraria. Você também tem que ter tempo para compartilhar a experiência com outros empreendedores e empresários.

Qual o seu conselho final?

Você tem que acompanhar a tecnologia, como o LinkedIn, Facebook e MSN, assim você não se sente tão isolado depois de trabalhar sozinho em seu escritório o dia todo. Há um mundo de informações lá fora e você deve aproveitá-las.

Fonte:Camila Zanqueta

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: