Mais de 213 mil vagas em TI ficarão em aberto até 2013

Vagas_em_TI Número é resultado de grades curriculares desatualizadas

Mais de 213 mil vagas em TI podem ficar abertas até 2013, afirmou o executivo de parcerias educacionais da IBM Brasil, Edson Pereira, durante a palestra “Como deixar de ser um profissional de TI e ser um profissional de serviços de TI” dada na Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011 nesta quinta-feira (26/05). Em 2010, foram 72 mil. Para ele, isso é reflexo de faculdades com grades curriculares desatualizadas.

O número retirado do Índice Brasscom de Convergência Digital 2010 reflete o apagão de mão de obra qualificada identificado pela maioria das empresas no setor de TI e no segmento de service desk. Este fenômeno, na visão do especialista, é resultado da falta de preparo dos profissionais.

Pereira acredita que, atualmente, as escolas de TI ensinam o profissional de uma forma generalizada, quando o mercado precisa de pessoas mais especializadas. “Eu venho fazendo contato com escolas, fazendo parcerias, para desenvolver os professores para que, de alguma forma, eles disseminem isso [as necessidades do mercado e os segmentos do setor] para os alunos. Deve-se criar cursos de especialização, de graduação e até desenvolver novos cursos que olhem para serviços como uma disciplina a ser ensinada para o profissional de TI.”

Saídas para o apagão

Uma saída para o “apagão” identificado pelas empresas é a contratação de profissionais estrangeiros. Segundo o Ministério do Trabalho, em 2010, o número de pessoas de outros países autorizadas a trabalhar no Brasil subiu 30% em relação a 2009 e atualmente é de pouco mais de 56 mil. Porém, Pereira acredita que ainda não há perigo. “Esse número ainda não é expressivo perto dos profissionais que a gente tem no mercado.”

A outra saída e a contratação do mesmo serviço, mas em outros países. “O cliente compra da Índia e da China, onde tem uma disponibilidade maior de mão de obra e custos competitivos com os nossos.”

Fonte:Thaís Sabatini

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: