Hackers buscam outras formas de ataque

Hackers_buscam Ameaças estão em todos os serviços online que necessitam de registro

Os hackers aprimoraram as suas formas de ataque e atualmente não operam apenas em sites:  estão buscando novas formas de invasão, segundo analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, Fábio Assolini. Para ele, as ameaças estão em todos os serviços online que necessitam de registro de usuários.

Um exemplo desta afirmação foram os ataques a Playstation Network, da Sony, há cerca de um mês, que permitiram o roubo de dados de mais de cem milhões de usuários da rede.

“Os cibercriminosos precisam de informações das vítimas para fazer mais ataques ou até mesmo para ganhar dinheiro de forma ilícita. Então onde há informação pessoal disponível e armazenada de forma insegura é onde haverá o interesse do criminoso em roubar, em buscar esses dados. Isso não se resume apenas a internet ou aos sites, mas todo e qualquer serviço online que você tenha que fazer cadastro. O último incidente que nós vimos com a Sony mostra essa situação.”

Alvos principais

Segundo Assolini, todas as empresas que trabalham com dados de usuários são alvo dos atacantes e não existe uma plataforma mais suscetível a ataques, a responsabilidade é das companhias em assegurar a segurança do usuário.

“Uma empresa de cartão de crédito e a sua rede onde trafegam dados podem ser vítimas dos criminosos. E em várias outras situações onde há trafego de dados, onde usuários inserem suas informações pessoais e onde há transações.”

Proteção

Infelizmente não há muita coisa que o usuário possa fazer para se proteger, já que os dados são armazenados em um site ou em um serviço em nuvem, e ele não sabe como a empresa vai gerenciar as informações. “Não tem como você saber se isso vai estar bem guardado ou se esses dados estarão seguros”, afirmou.

Um dos poucos cuidados que podem ser tomado é evitar a reutilização de senhas. “Tente criar uma senha diferente para cada serviço online onde você está cadastrado ou pelo menos para aqueles serviços que são sensíveis. Por exemplo: o seu e-mail é importante? Tenha uma senha única e exclusiva para acessá-lo. Internet banking, acesso às informações do seu cartão de crédito: tenha uma senha única e exclusiva para esses serviços, não reutilize essas senhas em outros lugares.”

Fonte:Thaís Sabatini

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: