Service desk: 5 requisitos básicos para o profissional

service_desk A lista foi feita pelo executivo de parcerias educacionais da IBM Brasil, Edson Pereira

A habilidade de relacionamento é muito importante para os profissionais de service desk, afirmou o executivo de parcerias educacionais da IBM Brasil, Edson Pereira, durante a palestra “Como deixar de ser um profissional de TI e ser um profissional de serviços de TI”. As declarações foram dadas na Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011 nesta quinta-feira (26/05).

Pereira listou uma série de requisitos básicos que fazem com que os candidatos as vagas abertas atendam as expectativas dos contratantes:

  1. Conhecimento do negócio: “Primeiro você tem que entender o que o seu cliente precisa, quem é que está recebendo o seu serviço. Quem é esse cliente e o que ele vai fazer com o que você produz para ele.”
  2. Habilidade de relacionamento: “A outra coisa é relacionada à comunicação. Por conta de custos, cada vez mais você se comunica com o cliente por meios eletrônicos, quando eu falo por telefone, eu perco 55% da minha capacidade de comunicação. Como é que ele transmite as emoções dele para o cliente e faz perceber que ele está sendo bem atendido e que tem a atenção merecida?”.
  3. Capacidade de perguntar: “O profissional de TI está acostumado a responder perguntas e não a fazer perguntas, então ele precisa ser treinado e desenvolvido para questionar e entregar para o cliente aquilo que ele precisa.”
  4. Trabalho em time: “Em TI este conceito é um pouco diferente do que estamos acostumados, por conta de os clientes estarem espalhados, o conceito de concorrência não existe quando estou prestando serviço – uma empresa que é minha concorrente quando eu entrego o serviço pode ser minha parceira quando eu trabalho nele -, e o profissional tem de ter a capacidade de ver isso, de entender quem são seus parceiros e quem vai ajudá-lo a cumprir seu objetivo final que é deixar o cliente satisfeito.”
  5. Idiomas: “Cada vez mais é um componente extremamente importante, porque o mundo está se globalizando, e com isso existem mais oportunidades para empresas brasileiras atenderem clientes de qualquer lugar do mundo. Isso faz com que o setor de TI consiga crescer ao dobro da velocidade do PIB. Precisamos ter gente que fale um segundo idioma, principalmente o inglês.”

    Fonte:Thaís Sabatini

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: