9 pontos que a Gartner recomenda para atenção em contratos de cloud

cloudcomp De acordo coma Gartner (instituto de pesquisas), as empresas devem adotar medidas para reduzir riscos de projetos na nuvem.

Atento ao desafio das empresas para localizar as melhores opções para terceirização, o instituto de pesquisas Gartner recomenda cuidado ao examinar cláusulas contratuais com o objetivo de reduzir os riscos de projetos de cloud services.
" Os muitos provedores de nuvem parecem relutantes em negociar contratos, com a premissa de que seu modelo básico é uma abordagem altamente avançada e padronizada. O ponto de partida frequentemente favorece contratualmente o fornecedor ", afirma Cassio Dreyfuss, analista do Gartner.
O Gartner lista, em especial, nove termos que devem ser foco da atenção.

Funcionamento
Os analistas do Gartner observam contratos sem garantias de desempenho de níveis de serviço. Os negociadores devem estar cientes dos SLAs necessários e garantir que eles estão presentes contratualmente. Caso os níveis de desempenho acordados não forem alcançados, penalidades devem ser aplicadas.

Penalidades para os SLAs

Para que os SLAs sejam usados para influenciar o comportamento dos prestadores de serviços, eles precisam ser acompanhados de multas financeiras, mecânicas de contabilização e níveis de solução previstos em contrato.
Atenção com exclusões de penalidades para SLAs
Provedores perceberam que precisam adicionar garantias e medidas de qualidade para os serviços que comercializam na nuvem. Com o intuito gerenciar os riscos, os fornecedores costumam inserir critérios rígidos de exclusão de penalidades nos contratos. Empresas devem olhar atentamente para essas limitações ao direito de aplicação de multas.
Segurança
Como parte da estratégia da terceirização na nuvem, executivos responsáveis pela aquisição e pela proteção do ambiente devem assegurar que os níveis de segurança do provedor estejam no mesmo patamar ou vão além das próprias práticas, especialmente, em relação aos requisitos de conformidade legal ou das bolsas de valores.

Continuidade nos negócios e recuperação de desastres

Contratos de cloud raramente contam com cláusulas sobre recuperação de desastres. Alguns fornecedores de infraestruturas como serviço (IaaS) não assumem a responsabilidade de fazer backup dos dados do cliente. Isso precisa ser abordado em contrato.

Condições de privacidade de dados

Se o provedor cumpre os regulamentos de privacidade de informações pessoais em nome da organização, o cliente precisa ser explícito sobre os requisitos específicos e analisar as brechas. Os contratos devem conter todos os requisitos do cliente (inclusive como documentação para efeitos de auditoria).
Suspensão de serviço
Alguns contratos preveem que, se o atraso de pagamento for superior a 30 dias, o serviço pode ser suspenso. Isso possibilita ao provedor considerável poder de negociação em caso de controvérsia sobre o pagamento. As organizações devem negociar um acordo, no qual o pagamento, em qualquer litígio, não deve levar a uma suspensão do serviço.
Rescisão
Muitos contratos de nuvem permitem ao fornecedor rescindir o acordo com 30 dias de aviso por escrito, ou, pelo menos, no prazo de 30 dias da renovação. Os usuários devem negociar uma antecedência de seis meses para um aviso de suspensão do serviço.
Responsabilidades
A maioria dos contratos restringe responsabilidade ao máximo do valor das faturas nos últimos 12 meses. Por isso, companhias devem negociar uma proteção maior.
A avaliação de melhores práticas para reduzir riscos em contratos de cloud será tema da VIII Conferência Gartner Outsourcing, realizada de 7 a 8 de junho, em São Paulo.

Fonte:Gartner

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