Tecnologia 4G? Como assim?

tecnologia 4g Um dos termos tecnológicos na moda nestes dias, o 4G, é também um dos mais incompreendidos.

A abreviatura de “4 Generation” é simplesmente um termo de marketing termo para descrever a nova geração da tecnologia de redes móveis.

A primeira geração ou 1G, foi composta dos primeiros telefones celulares, o 2G, que começou no início dos anos 90, foi caracterizado pelo uso de tecnologia digital e o início das mensagens de texto, em seguida, a eficiência foi melhorada com o processamento de dados do 3G, permitindo a visualização de sites em seu formato original.

A tecnologia 4G, ainda em desenvolvimento, é caracterizada por:

  • Uma melhora significativa na velocidade de transmissão de dados. Vai atingir velocidades de um gigabyte por segundo no seu celular quando você estiver parado, e de 100 megabytes por segundo, quando você está se movendo em um veículo qualquer, o que permitirá o carregamento rápido de sites, incluindo aqueles em que o há download de músicas

  • A rede 4G  é baseada em endereços IP, o mesmo que usamos  para nos conectar à internet a partir dos computadores. Podemos usar o dinamismo e os recursos do IP em uma rede de telefonia celular para suportar mais usuários simultâneos.

  • Voz, dados e serviços multimídia disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar.

  • Oferece proteção e maior segurança para os usuários.

  • Habilite conectividade global entre diferentes redes. Evitar a falta de cobertura quando o usuário se desloca através de áreas cobertas por redes diferentes.

Diferentemente das gerações anteriores da tecnologia móvel, os telefones 4G  serão amplamente utilizados para acesso à internet em computadores. Usuários em áreas com cobertura 4G  com sinal forte, serão capazes de usar a rede para uma conexão de banda larga sem instalação de provedores via cabo ou linha telefônica. Por exemplo, um usuário da rede 4G, pode compartilhar fotos e vídeos, tão rápido quanto como se estivesse ligado na sua banda larga convencional.

Os telefones celulares também podem ser usados para acesso à internet em movimento sem ter que estar em um ponto de acesso sem fio, como aqueles oferecidos por alguns cafés, aeroportos e bibliotecas.

A última edição da feira de tecnologia, CES, que ocorreu no início deste ano foi palco de inúmeras apresentações de empresas que fornecerão a tecnologia e os telefones para a rede 4G.

O que é lamentável para nós brasileiros, é perceber que nossas operadoras (Vivo, Claro, Oi, Tim) insistem em nos vender uma conexão pior do que uma discada sob o nome de 3G, cobrando preços altíssimos, impondo limites ridículos para o tráfego, inventando promoções que merecem um murro na cara dos CEOs. Brasileiros, até quando vamos aceitar calados este vilipêndio das operadoras?

Fonte:Roberto Silva

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: