6 dicas para proteger seu smartphone

6 dicas para proteger seu smartphoneA segurança da informação na indústria de dispositivos móveis é um tema que vem ganhando relevância, dado o significativo crescimento deste mercado, especialmente no Brasil. Será o primeiro ano na história em que serão vendidos mais smartphones (previsão de 10 milhões de unidades) do que notebooks no país (8 milhões de unidades), com um crescimento projetado para esse setor da ordem de 67%, de acordo com dados da consultoria IDC.

Com essa mudança no perfil de consumo na forma como acessamos e consumimos informação, cada vez mais fazendo uso dos dispositivos móveis como meio de pagamento e também como plataforma profissional e de entretenimento, principalmente pelo massivo e crescente hábito de acessar a internet via celular (banda larga móvel), torna-se crucial atentar para vulnerabilidades associadas a esses equipamentos, tais como vírus, malwares, spywares, além do próprio risco de roubo ou furto do aparelho.

Quase a totalidade dos usuários de dispositivos móveis ainda não está ciente dos riscos e ameaças virtuais que afetam esses equipamentos. Logo abaixo estão algumas dicas úteis sobre como proteger os smartphones:

1. Mantenha seu sistema atualizado
Um sistema operacional atualizado permite que você aproveite ao máximo os recursos do equipamento ao mesmo tempo em que protege sua informação. Evite falhas de segurança ou vulnerabilidades mantendo sempre atualizado o software, tanto em seu PC quanto em seu smartphone.

2. Instale um software de segurança
Como o dispositivo móvel funciona como um computador de mão, com praticamente as mesmas funcionalidades, ele se torna cada vez mais um alvo atraente para ação de hackers, crackers ou ladrões. Uma solução de segurança confiável protege os dados contidos no equipamento contra pragas virtuais, além de permitir a localização de seu telefone em caso de perda ou roubo. Entre em contato com sua operadora de telefonia celular ou banda larga móvel ou visite seu website para saber se há alguma oferta deste tipo de serviço.

3. Cuidado ao clicar em links desconhecidos
As ameaças digitais que mais estamos acostumados a lidar são ‘scams’ ou ‘ataques fishing’, que em geral ocorrem quando recebemos um email simulando o contato de uma fonte confiável (banco, loja, operadora de telefonia etc) e que solicita que cadastremos algum dado pessoal. Diversos métodos são utilizados para induzir o usuário a clicar em links, que na verdade irão direcioná-lo para sites maliciosos, onde os dados serão coletados para roubo de informações de cartão de crédito, por exemplo. Sempre verifique se o site começa com “https” antes de digitar informações pessoais.

4. Evite efetuar compras ou operações bancárias em redes públicas
Tenha em mente que a rede Wi-Fi na qual seu celular está conectado pode não ser segura. Limite sua atividade de navegação nestas redes e evite fazer qualquer transação eletrônica que inclua informações e senhas de sua conta bancária.

5. Baixe aplicativos de fonte segura
Parte da diversão de ter um smartphone é ter uma grande quantidade de aplicativos. Existem muitos tipos de aplicativos, sendo que alguns são oferecidos de forma independente, sem mecanismos de controle dos canais de venda. Utilize lojas de aplicativos de empresas reconhecidas no mercado. Caso queira baixar um aplicativo de um terceiro, faça uma pesquisa prévia e verifique se é confiável.

6. Avalie bem quais são os dados de acesso solicitados por cada aplicativo
Alguns aplicativos podem requerer acesso a seus dados ou informações pessoais. Seja cauteloso com o acesso que está fora do escopo ou da proposta do aplicativo. Por exemplo, um game não precisa ter acesso a SMS, chamadas realizadas, agenda de contatos e arquivos do sistema. Caso um aplicativo como este solicite esse tipo de acesso, desconfie. Caso tenha alguma dúvida sobre o aplicativo, não o instale.

Fonte: F-Secure

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: