Proteção nas redes educacionais

PROTEÇÃO NAS REDES EDUCACIONAIS As redes das entidades educacionais merecem uma atenção especial e todo um cuidado, pois sua utilização tem se tornado fundamental no processo de aprendizado e distribuição de conteúdos. Essa ferramenta precisa ter uma estrutura com capacidade de suportar as necessidades dos usuários (alunos, professores, funcionários e visitantes), além de garantir a segurança das informações e ainda efetuar o controle dos sites e conteúdos acessados dentro da instituição.

A Red Network, empresa especializada em soluções de networking, apresenta soluções para esses temas, possuindo em seu portifólio soluções que visam implementar e aprimorar a segurança e o acesso das redes de instituições de ensino. Entre elas, podemos citar três fabricantes em especial, que chamam a atenção pela experiência no ramo de soluções especializadas para campus de Universidades, focando na implementação e controle de redes wireless, além da segurança de redes LAN, são eles Astaro, Allot Communications e GoNet Systems.

A segurança nessas redes passa por diversos aspectos, pois o uso é diferente de redes domésticas ou corporativas. O uso de aplicativos não relacionados a atividade é muito comum, por exemplo, o uso de programas de bate-papo, redes sociais e aplicativos de compartilhamento tipo P2P. Todos esses acessos abrem diversas brechas na segurança da rede, aumentando o risco de ataques ou invasões internas e/ou externas (servidores e estações de trabalho).

A solução para este desafio é a criação de uma rede inteligente, que seja de fácil acesso e gerenciamento pelos gestores da rede. A RED Network oferece soluções que se encaixam perfeitamente nesse propósito, atendendo as diversas variações de estrutura de redes.
A ativação de um firewall tipo UTM (solução completa de segurança) é uma das premissas básicas para aprimorar a confiabilidade dessas redes. A solução de Firewall/UTM da Astaro, por exemplo, pode ser configurada para bloquear o acesso aos programas não relacionados a atividade educacional, checando ainda a existência ou não de envio/recebimento de arquivos contaminados por vírus, warms, etc, melhorando a velocidade de acesso a internet, além de poder implementar filtros de navegação na web, impedindo que sites com conteúdos proibidos sejam acessados durante as atividades cotidianas.

Outro aspecto importante a ser considerado é a implantação de soluções com capacidade de controlar o uso efetivo do Link de Acesso a internet. As soluções da Allot Communications (soluções de Traffic Shapping e QoS) possuem a capacidade de controlar a quantidade de banda utilizada em cada aplicação da rede, garantindo assim a qualidade necessária para aplicações (QoS) que são sensíveis a atrasos, como por exemplo, tráfego de vídeo para ensino à distância, tranmissão de vídeos entre campus, aplicações de controle de acesso, câmeras de vigilância, entre outros.
O gerenciamento eficiente do tráfego da rede, além de garantir um bom funcionamento das diversas aplicações, contribui para a redução dos custos dos serviços de acesso a internet e integração entre os diversos campi.

Outro ponto das soluções apresentadas pela RED Network é a implantação de infraestrutura de redes sem fio para as universidades.
O uso dos rádios da GoNet Systems dá maior flexibilidade na localização dos pontos de acesso, garantindo uma cobertura melhor e maior flexibilidade para o acesso a rede do campus.

Todas essas soluções formam um pacote completo para implementação e otimização da rede de qualquer centro universitário.

RED Network
Disponíveis em revendas especializadas
Mais informações: (11) 5049-6100 – www.rednetwork.com.br

Sobre a RED Network

Desde 1997 no mercado, a RED Network distribui soluções completas de tecnologia em networking. A distribuidora possui um vasto portfólio de hardware e software para conectividade e redes, com consultoria e suporte.
Com sede em São Paulo, a empresa comercializa produtos de parceiros com reconhecimento mundial, e tem atuação nacional através de seus mais de mil parceiros ativos em todo o país.

Mais informações em www.rednetwork.com.br.

Fonte:Carmen Rey

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: