Novo processador Intel irá concorrer com chips ARM em tablets

Novo processador Intel irá concorrer com chips ARM em tabletsPróxima geração, de codinome Cedar Trail, deve chegar no ano que vem. Tablets com processador Atom deverão estrear no mercado em maio.

O mercado espera para esta semana mais informações da Intel a respeito do futuro dos chips de baixo consumo Atom para netbooks e tablets, que surgem como tentativas para competir com seu rival, o ARM, no mercado de tablets.

A empresa irá dar mais detalhes a respeito do novo processador para netbooks, de codenome Cedar Trail, durante o Intel Developer Forum, em Beijing.

No evento, a companhia também irá divulgar detalhes sobre os chips subsequentes, também para netbooks e tablets, que devem aparecer no mercado em 2013, de acordo com Bill Kircos, gerente de marketing do grupo de tablets e netbooks da Intel.

Tablets com o chip Atom (que é chamado de Oak Trail, por enquanto) também serão exibidos no evento, de acordo com Kircos. O chip, que marca a primeira investida na Intel no mercado de tablets, irá aparecer nos equipamentos a partir de maio.

A Intel estabeleceu unidades separadas de tablets e netbooks em dezembro do ano passado com o objetivo de aumentar suas presença no mercado de tablets, que, atualmente, é virtualmente zero. A maioria desses equipamentos, incluindo o iPad 2 da Apple, funciona com processadores ARM, que são considerados mais eficientes e poderosos do que os Atom.

A Intel espera diminuir a lacuna de desempenho e poder de processamento em relação ao ARM por volta de 2013, momento no qual a Intel pode estar mais próxima de seu rival em relação a consumo de energia, disse o gerente de marketing.

A companhia está também investindo bilhões de dólares para modernizar suas fábricas, ao mesmo tempo que tenta adicionar novos recursos aos chips e reduzir vazamento de informações.

A Intel olha para o futuro em relação aos tablets, mas os processadores ARM estão ficando cada vez mais rápidos  – e sem comprometer o baixo consumo de energia.

Tablets com processadores ARM dual core começam a chegar às prateleiras. Fabricantes de chips já estão exibindo processadores quad core para estes dispositivos. A Nvidia, em fevereiro, mostrou o Tegra quad core de codinome Kal-El, que, de acordo com a fabricante, pode chegar aos tablets ainda este ano.

Dia inteiro
Kircos disse também que a Intel quer proporcionar uma experiência de “dia inteiro” com os tablets. A empresa quer batalhar com o ARM não necessariamente na adição de núcleos, mas sim por meio de recursos únicos que separam seus chips daquilo que é oferecido com o ARM.

O Cedar Trail deve incluir dez novos recursos para tornar netbooks aparelhos mais atraentes; entre eles estão o Wireless Display, ferramenta para streaming de conteúdo do netbook para TVs, Wireless DJ para transmitir música para alto-falantes e uma tecnologia para transferir dados diretamente de um PC para outro.

Outras ferramentas serão mostradas no fórum em Beijing, conforme dito por Bill Kircos.

Tais tecnologias podem ser adicionadas aos chips Atom para tablets no futuro, afirmou Kircos. A Intel também quer incluir outros recursos nos chips de PC, tal como a VPro, plataforma de gerenciamento e segurança, para proteger e aperfeiçoar os tablets.

A tecnologia antifurto do VPRo, por exemplo, irá permitir que os técnicos de TI desativem remotamente tablets que tenha sido perdidos ou roubados, simplesmente enviando instruções através de redes cabeadas, sem fio ou mesmo móveis. Uma vez recuperado o dispositivo, ele poderá ser reativado por meio de um código fornecido pelo departamento de TI.

A Intel já disse que quer integrar as frequências 3G/4G e os recursos de segurança nos futuros chips Atom. A Intel completou este ano as aquisições da companhia de segurança McAfee e da unidade de Wireless da Infineon, a partir da qual obteve a tecnologia de frequências.

Porém, em primeiro lugar, a Intel precisa resolver o problema do consumo de energia para, então, proporcionar tablets com maior vida útil e funcionamento, apontou Kircos.

A empresa está fazendo isso a partir dos avanços em sua tecnologia de fabricação. O CedarTrail será feito com um processo de fabricação de 32 nanômetros, no qual eram feitos os chips da última geração da linha Core i3, i5 e i7; os chips para netbooks, atualmente, são feitos a partir de um processo de 45nm.

Em 2013, a companhia irá renovar suas linhas de netbooks e tablets simultaneamente, de acordo com o gerente de marketing da empresa. Esses chips serão feitos com um processo de 22 nm, que a Intel irá iniciar ainda este ano para a fabricação de peças voltadas para PCs.

Fonte: IDG News Service

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: