Vídeos no PC sem complicação

Vídeos no PC sem complicaçãoBaixou um vídeo que não toca em seu PC? Instale novos codecs para resolver o problema.

Acontece com frequência: você baixa um vídeo da internet (vamos deixar a discussão quanto à legalidade disso pra depois), faz uma pipoca, senta-se na cadeira mais confortável da casa e na hora de dar o play… o vídeo não toca! O arquivo não está corrompido, foi baixado direitinho e você tem outros vídeos no mesmo formato que tocam sem problemas. O que está acontecendo?

Os vídeos são “codificados” em uma variedade de formatos, e embora dois arquivos possam ter uma extensão similar (por exemplo, .avi), internamente os dados podem estar organizados de forma completamente diferente. Para reproduzir um vídeo o player precisa de um “codec”, software que funciona como uma espécie de “manual de instruções” para a decodificação dos dados.

Codecs certos
O vídeo não toca porque seu PC não tem o codec, e a solução é instalar o codec adequado para o formato de vídeo que você está tentando reproduzir. Mas há um grande número de codecs, e o formato do vídeo nem sempre é óbvio. Não dá pra julgar pela extensão do arquivo, por exemplo. Por isso surgiram os “codec packs”, pacotões com todos os codecs mais comuns, que podem ser instalados de uma vez só no PC.

O mais popular deles é o K-Lite Codec Pack. O pacote está disponível em três versões: a Basic tem apenas os codecs e é adequada para quem quer simplesmente assistir os vídeos. A Standard tem os codecs, o player “Media Player Classic” (inspirado no antigo Windows Media Player) e melhor suporte a DVDs. Já a Full adiciona ferramentas para criação de vídeo e é recomendada para usuários avançados. Todas são gratuitas, mas na maioria dos casos a Basic basta.

Outra alternativa é instalar um media player como o VLC Media Player. Muito poderoso, ele não só é capaz de reproduzir a maioria dos formatos de vídeo existentes (sem exigir a instalação de um pacote de codecs) como também toca DVDs e streams de vídeo e áudio via internet. Desenvolvido sob uma licença Open Source, ele também é gratuito e tem versões para Windows, Linux e Macs.

Fonte: Rafael Rigues

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: