Intel lança processadores Xeon E7 de 10 núcleos

Intel lança processadores Xeon E7 de 10 núcleosA Intel adicionou 29 novos processadores para servidores às suas linhas Xeon E3 e E7; sendo os E3 mais básicos, e os E7 mais parrudos – supostamente batendo 14 recordes de benchmarks e ultrapassando todos os chips Itanium. Baseados na arquitetura Westmere-EX de 32 nm, a Intel afirma que os E7 oferecem uma melhora em desempenho de 40% sobre os chips Xeon baseados no Westmere-EP, e isso faz sentido quando lembramos que estes últimos possuem um máximo de 6 núcleos.

A linha E7 compreende 18 produtos, permitindo à Intel atingir uma ampla gama de demandas. Mais da metade dos modelos desta série possuem 10 núcleos, 12 threads e TDP de 130 Watts, enquanto outros modelos possuem oito ou seis núcleos com TDP de 105 Watts; somente uma versão de 6 núcleos possui TDP de 95 Watts. O modelo mais caro é o Xeon E7-8870, com preço de 4616 dólares em lotes de mil unidades, e além dos 10 núcleos, possui 20 threads, opera a 2.4 GHz, suporta Turbo Boost e HyperThreading, tem 30 MB de cache e TDP de 130 Watts.

A série E3 é igualmente diversa. Todos os 11 chips possuem 4 núcleos, com suporte a TurboBoost e HyperThreading. A maioria opera a mais de 3 GHz, com a unidade ‘top’ a 3.5 GHz, e as TDPs variam de 20 Watts a 95 Watts. Todos os processadores vem com diversos recursos de segurança, como o Advanced Encryption Standard New Instruction (AES-NI) e o Trusted Execution Technology (TXT).

Os Xeons E3 e E7 já estão sendo vendidos por 19 fabricantes de servidores, como a Bull, Cisco, Cray, Dell, Fujitsu, Hitachi, HP, IBM, Lenovo, NEC e Oracle. As configurações variam de servidores dual-socket a supercomputadores com 256 chips.

Veja todos os modelos de processadores neste PDF da Intel.

Intel lança processadores Xeon E7 de 10 núcleos

Intel Xeon E7 die (513mm2 com 2,6 bilhões de transistores)

Fonte: Intel

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: