HDBaseT, o sucessor do HDMI?

HDBaseT, o sucessor do HDMI?HDBaseT – áudio, vídeo, dados e energia eléctrica tudo num único cabo

A “explosão tecnológica” a nível de TVs, consolas de jogos, leitores de blu-ray, dispositivos móveis, entre outros equipamentos, tem vindo a fazer crescer o mundo da Alta Definição (HD). Desde 2003, a tecnologia HDMI tem dado suporte à interoperabilidade entre equipamento e por consequência tem sido adoptado pela grande parte de fabricantes de hardware, dos mais diversos segmentos.

Mas será que o standard HDMI é suficiente para os desafios do futuro?

O HDMI é um um acrónimo para High-Definition Multimidia Interface que basicamente podemos traduzir para Interface Multimídia de Alta definição e que tem sido amplamente adoptado pelos mais diversos fabricantes de hardware. Permite transmitir áudio e vídeo (480p a 1080p) em alta-definição num único cabo, para os mais variados equipamentos. O HDMI veio em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Rádio Frequência , Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video, SCART, etc).

O HDMI tem algumas vantagens, quando comparada com outras tecnologias, no que se refere à qualidade áudio/vídeo mas existem limitações tais como, comprimento dos cabos e latência.

HDBaseT, o sucessor do HDMI?

Entretanto uma nova tecnologia, denominada de HDBaseT está no revolucinando o mercado da alta definição. O  HDBaseT foi desenvolvido pelas empresas Sony,l Samsung, LG e Valens, e através desta nova tecnologia será possível transmitir vídeo, áudio, outro tipo de dados e até passar corrente eléctrica tudo no mesmo cabo. Basicamente, este novo standard baseia-se nas tecnologias actuais de comunicação de dados, e que recorrem atualmente aos cabos de Categoria 5 e Categoria 6, com conector ISO8877 – RJ45.

Comparação entre HDMI 1.4 e HDBaseT 1.0 (download PDF aqui)

HDBaseT, o sucessor do HDMI?

As grandes vantagens desta nova tecnologia, pretendem-se com a possibilidade de ter cabos até 100 m (como acontece na rede de dados), sem a necessidade de regenerar o sinal e transmissão na ordem dos 100W a nível de energia eléctrica (o suficiente para ligar uma TV). A largura de banda disponível por esta tecnologia, pode abrir portas a novos formatos e resoluções a nível de áudio/vídeo ou outro tipo de dados.

Demonstração da tecnologia HDBaseT

O baixo custo das tecnologias baseadas em Cat5 ou Cat6, pode ser uma “arma” no sucesso desta nova tecnologia.

Fonte: PplWare

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: