Saiba como tirar proveito das suítes de escritório disponíveis na internet

Saiba como tirar proveito das suítes de escritório disponíveis na internetUma das principais finalidades de uso do computador pessoal, além de navegar na internet, jogar, escutar música, assistir filmes é a criação de documentos (texto, planilha de cálculo, apresentação). Para isso, existem ferramentas pagas e as gratuitas. É difícil conceber algum PC que não possua pelo menos um editor de texto com o mínimo de recursos necessários para produzir um documento com qualidade.

Entre as ferramentas pagas, o mais usada é o Microsoft Office. Já para quem não quer investir em licença de software, existem alternativas sem custo, como o Lotus Symphony, NeoOffice, OpenOffice e o seu derivado o LibreOffice.

Opções não faltam, porém é preciso conhecer um pouco das características das ferramentas e avaliar qual delas irá atender melhor a sua necessidade. Mas que tal ao invés de ter que se preocupar com qual programa instalar no seu PC, você simplesmente contar com os principais recursos em um serviço gratuito na internet? Nessa coluna irei demonstrar os dois principais serviços de “cloud computing” (computação em nuvens), que disponibilizam ferramentas repletas de funcionalidades aos seu usuários.

Muito além de um site de busca
O Google docs não chega a ser uma novidade, mas para quem vem usando a ferramenta pode constatar a evolução contínua dos recursos oferecidos pelo serviço. Em determinadas situações ele pode substituir completamente o uso de suítes de escritório instaladas no PC. É possível criar documentos de texto, apresentações, planilhas de cálculos e desenhos vetoriais. O serviço de criação de documentos está acessível para todos os usuários que tiverem uma conta no Google. Após ter autenticado, o acesso ficará disponível dentro de outros serviços oferecidos pelo Google ou no endereço http://docs.google.com.

Saiba como tirar proveito das suítes de escritório disponíveis na internet

Após a criação dos documentos é possível compartilhá-los com outros usuários, podendo restringir o nível de acesso. Também é possível editar o documento e comunicar-se simultaneamente com os outros usuários que também possuírem permissão de acesso. Além de prático esse recurso, se torna uma ferramenta poderosa que alia comunicação instantânea, segurança e produtividade.

Além de oferecer a funcionalidade de criação de planilhas eletrônicas, o Google docs também disponibiliza um recurso que permite a criação de formulários. Estes formulários são ótimos para quem está precisando realizar algum tipo de pesquisa de opinião e não dispõe de um infraestrutura especial para catalogar as respostas dos consultados. Em poucos cliques você cria o formulário do questionário, compartilha com os seus contatos ou deixa publicado num blog. Os resultados apurados são armazenados numa planilha, mas também podem ser visualizados numa estrutura ilustrada em gráficos no formato de “pizza”.

Saiba como tirar proveito das suítes de escritório disponíveis na internet

As ilustrações criadas no Google docs ficam longe de se parecerem com as que são criadas em ferramentas profissionais. Entretanto, contar com um aplicativo na internet que permita criar desenhos vetoriais, incluindo imagens externas obtidas na própria pesquisa do Google, sem dúvidas é um recurso muito útil para atender pequenas necessidades.

É possível fazer o download dos documentos criados no Google docs, em seus principais formatos correspondentes (Doc, HTML, XLS, PPT, ODT, ODF,PNG, JPEG, SVG), ou também exportá-los para PDF.

O novo desafiante
Recentemente a Microsoft liberou a versão do pacote Office na web. Através desse serviço os usuários poderão criar documentos no Word, Excel, Power Point e OneNote. Para acessar o Microsoft Office Web Apps é preciso estar conectado no Windows Live. Na página inicial localize no menu no topo, a opção Office.

Semelhante ao serviço oferecido no Google docs, também é possível compartilhar com os seus contatos os documentos que ficarem armazenados no SkyDrive, drive virtual da Microsoft. As principais funcionalidades oferecidas pelo Microsoft Office, passam a ser disponibilizada na “nuvem”. Usuários do Office Web Apps também contam com o corretor ortográfico já adequado as mudanças que ocorreram recentemente na língua portuguesa. É preciso verificar qual a versão de navegador que está sendo usada, pois o serviço não oferece suporte a versões mais defasadas.

Vale salientar que mesmo o Google docs, quanto o Office Web Apps não suportam programação de macros, tabelas dinâmicas, entre outros recursos avançados das suítes de escritório que são instaladas no PC. Mas nem por isso deixam de ser excelentes alternativas para situações em que não é necessário contar com os recursos avançados da ferramenta. Uma das grandes vantagens em usar serviços na internet, é poder acessá-los usando qualquer dispositivo (PC, netbook, notebook, smartphone, tablet) que possua acesso a rede e um navegador compatível.

Fonte: Ronaldo Prass

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: