Internet: tecnologia e negócios

Internet: tecnologia e negóciosAs origens da internet remontam ao início da década de 60 durante a Guerra Fria, de uma necessidade militar caracterizada pela manutenção da capacidade de comunicação, mesmo que degradada, num ataque direto a essa infra-estrutura. A utilização, exclusivamente militar, tornou-se economicamente inviável e a internet passou para o domínio acadêmico.

Em sua primeira fase, a internet era utilizada apenas para troca de mensagens (e-mails) entre os seus poucos usuários. A popularização da internet deu-se a partir de meados da década de 90. Em 1993, foi lançado o primeiro navegador da internet, chamado Mosaic. Ainda assim, até quase o final daquela década, eram poucas as empresas que mantinham páginas na internet e seu uso era primordialmente centrado no ambiente acadêmico.

O final da década de 90 é marcado por um evento que se chamou de “a corrida do ouro tecnológica”. Finalmente, a internet havia caído no gosto dos capitalistas de risco e muitos empreendedores surgiram e conseguiram capital para colocar seus planos de negócio em prática. Diariamente, os jornais apresentavam reportagens sobre os novos milionários dessa onda. Esse movimento foi possível graças ao surgimento de linguagens e ambientes de programação que permitiam a construção de ambientes interativos. Agora, além de poder ler informação de uma página da internet, também era possível interagir com essa página, enviar informação para ela e receber de volta uma nova página que refletia uma resposta do sistema às informações enviadas.

Naquela época, a infra-estrutura ainda era muito cara e as empresas “ponto com”, precisavam investir muito para garantir a disponibilidade de banda para seu negócio. Como havia capital para investimento abundante, muito dinheiro foi investido na construção da infra-estrutura. Infelizmente, o sonho durou pouco. Rapidamente as empresas “ponto com” mostraram-se inviáveis para além dos limites definidos por seus recursos de investimento. Ou seja, elas não eram capazes de se sustentar financeiramente sozinhas. Isso gerou a quebra de um grande número de empresas dessa época (o estouro da bolha). Com a infra-estrutura e a mão de obra especializada disponíveis, deixadas para trás pelas empresas que quebraram, novos empreendedores com planos de negócios mais viáveis surgiram e puderam iniciar suas operações a um custo inicial mais razoável. Isso deu origem a uma nova onda de empresas de internet.

Estamos vivendo a “era social” da internet, onde a briga está em conseguir atrair usuários para esta ou aquela rede social, fornecendo ferramentas úteis para atrair esses usuários. Essa nova fase da internet é fortemente embasada na formação de grandes comunidades de usuários com o objetivo de se explorar a comercialização de espaços publicitários. Ou seja, as empresas perceberam que cobrar taxas dos usuários da internet não é um negócio tão atrativo quanto conseguir muitos usuários (com acesso gratuito) e cobrar para veicular material publicitário para esses usuários.

Uma das principais vantagens que se observa no ambiente da internet, em relação aos demais meios de comunicações, está relacionada à sua extraordinária capacidade de fornecer informações precisas sobre o acesso aos anúncios publicitários e sobre o comportamento dos usuários online. Atualmente, os dispositivos móveis como smartphones e tablets estão surgindo como grandes promessas para o futuro próximo. Serão eles os responsáveis por desbancar o curto domínio da internet como conhecemos?

Fonte: Plínio Vilela

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: