Lançado Service Pack 1 para Windows 7 e Server 2008 R2 em versão final

Service Pack 1 para Windows 7 A Microsoft liberou a versão final da primeira grande correção para a linha Windows 7 e Windows Server 2008 R2. Esta não é uma atualização “revolucionária” como foram o SP2 para o XP e o SP1 para o Vista, trata-se mais de um release apenas “evolucionário”, assim como foi o SP3 para o Windows XP. Mesmo não trazendo nada de muito diferente ou inovador, a nova versão deve ser instalada o quanto antes em nome da segurança do computador, mas é preciso ter paciência. São quase 2 GB a serem baixados pela internet, o download requer um Windows original e o processo todo demora 2 horas ou mais, entre outros detalhes mostrados abaixo:

Rigorosamente na data prometida pela Microsoft, em 22 de fevereiro de 2011 foi disponibilizada para todos os usuários a primeira grande atualização para Windows 7 e Windows Server 2008 R2, sistemas que compartilham a mesma plataforma básica. Antes desta data, o SP1 versão final estava disponível só para os assinantes do TechNET ou do MSDN, os fóruns da Microsoft destinados aos desenvolvedores e parceiros.

Se você já é um usuário destes sistemas, talvez estivesse esperando há um bom tempo para obter esta atualização. Talvez até já tenha instalado a última versão de testes, denominada “RC” (Release Candidate, ou seja, Candidato a Lançamento). Se for este o caso, saiba que nos micros onde foi instalada a versão RC ela deverá ser desinstalada antes de poder instalar a versão final, que é a SP1 recém lançada.

Agora que o SP1 está finalmente entre nós, a Microsoft disponibilizou duas formas de obtê-lo:

  • Fazer o download do instalador off-line – Este serve para todos os sistemas, de 32 ou 64 bits. O arquivo tem 2 GB e vem no formato ISO, portanto, precisa ser gravado em um DVD para ser utilizado, ou então pode ser extraído para o HD e instalada a partir dali. Devido ao tamanho do download, esta opção é viável só mesmo para quem vai instalar o SP1 em vários micros. Para quem estiver interessado em fazer o download, o link é este
  • Deixar que o Windows Update faça a atualização automaticamente – Esta alternativa vai resultar em um download muito menor pois serão baixados apenas os arquivos necessários, sendo a melhor escolha para quem vai atualizar poucas máquinas. O Windows Update vai avisar que existe a atualização mas ela não será feita automaticamente. O usuário precisa habilitá-la e requisitar sua instalação.

    Algumas coisas importantes devem ser ditas a respeito desta atualização. Vejamos:

  • O Service Pack 1 não trouxe nenhuma mudança drástica. Muito pelo contrário, é apenas a junção de várias correções já lançadas anteriormente pelo Windows Update, não há nada de excitante nela. Por isso, não há muita pressa…

    • Se o sistema não tiver ainda instalado alguns hotfixes precisará fazer isto antes de instalar o SP1. Os hotfixes são o 2406705 e o 979350 ou o 983534. Uma saída para este inconveniente pode ser encontrada aqui.
    • Se você instalou uma versão beta ou RC do SP1 eles precisarão ser desinstalados antes de instalar o SP1 versão final.
    • Para fazer download do SP1 para Windows 7 o computador precisa estar rodando o Internet Explorer e será feita uma verificação na autenticidade do Windows. Esta verificação não será efetuada no caso de estar utilizando o arquivo já baixado em outro micro, gravada em um DVD ou se estiver utilizando nosso DVD de Service Packs. Antes do download da atualização no site da Microsoft (se você optou por esta opção) pode ser preciso instalar um controle ActiveX para fazer a autenticação da cópia. Se estiver utilizando outro browser que não o IE, será preciso instalar um plugin para fazer a autenticação.
    • A instalação é pesada, altera muitos arquivos e demora uma hora ou mais, dependendo da velocidade da máquina. São esperadas incompatibilidades com alguns aplicativos, principalmente devido aos novos requisitos de segurança e de gerenciamento de recursos. Por isto, antes de aplicar esta atualização num micro de trabalho, instale primeiro num micro de teste para não ter surpresas desagradáveis.

    Lembramos que o SP1 para Windows 7 serve também para a Linha Windows Server 2008 R2. Quem utiliza o Windows Server 2008 deve utilizar os Service Packs destinados ao Windows Vista.

    Fonte:Desmonta&CIA

    Tags:,

    About Desmonta&CIA

    Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: