Você sabe quando é que um micro precisa realmente ser formatado?

formatar ou nao É preciso entender que um micro raramente precisa ser formatado, a não ser que seja uma máquina de teste onde se instala tudo quanto for programa que aparecer pela frente – o que é uma verdadeira mania para muitas pessoas – ou então se for um computador usado para procurar software pirata ou material pornográfico. Mas, nestes casos extremos, é melhor fazer uma instalação completa e torná-la padrão. Com isto, basta fazer um clone da mesma para recuperar o micro quando for preciso.

Outra saída para quem instala muitos aplicativos é utilizar programas como o Deep Freeze, que restaura o micro à uma configuração padrão toda vez que o micro for ligado, por isto ele é muito usado nas lan houses.

Fora estes casos extremos, no uso normal um micro com Windows pode ser usado por anos a fio sem necessidade de reinstalação do Windows, desde que o usuário tome um mínimo de cuidados. Quando um micro apresenta problemas, na grande maioria das vezes eles podem ser corrigidos com práticas de manutenção.

Esta tradição de formatar o micro com Windows no primeiro sinal de erro ou de instabilidade surgiu nos tempos em que o Windows 98 estava saindo de linha e o Windows XP estava começando a cair no gosto dos usuários. Estamos falando do início dos anos 2000, quando durante alguns anos os micros com Windows foram presa fácil dos vírus e congêneres. A própria mudança da linha 98 (que era originária do MS-DOS) para a linha 2000/XP (que era originária do Windows NT) gerou uma série de incompatibilidades. Foi uma época de grandes mudanças de tecnologia no hardware, o que levou a mais problemas. Como o Windows ainda era leve e fácil de instalar, muitas pessoas preferiam ir logo formatando o micro quando aparecia qualquer problema, era mais fácil do que ficar procurando a solução.

Mas, historicamente falando, a Microsoft reagiu com energia ao lançar o SP2 para o Windows XP, que transformou radicalmente o produto. Era praticamente um outro sistema operacional, e foi tão bom que o Windows XP com SP2 reinou soberano de 2004, quando saiu o SP2, até 2009, quando saiu o Windows 7 que realmente mostrou-se uma alternativa viável ao Windows XP e que iniciou então uma onda de substituição do Windwows XP pelo Windows 7.

Fato é que o Windows XP com SP2 e SP3 e seus sucessores, como o Vista e o Windows 7, são muito mais estáveis e seguros que seus antecessores, estando bem menos sujeitos a invasões por malware. Suas instalações podem ser usadas tranquilamente durante anos, salvo as exceções que explicamos acima, e desde que tomando um mínimo de cuidados como não entrar em sites suspeitos e não abrir qualquer email que lhe apareça pela frente.

Mas para resolver o problema de lentidão do Windows sem formatar aconselhamos utilizar alguns programas que nós da Desmonta&CIA costuma utilizar como ferramenta de trabalho que são o MV RegCleaning, Auslogics Boost Speed, PCmover, acessar o Msconfig do próprio windows e desabilitar serviços e programas que iniciam assim que o computador é ligado(aqueles que ficam na bandeja do sistema ao lado do relógio), limpar o cooler e a placa dissipadora da poeira que acumula com o passar do tempo de uso é importante e trocar a pasta térmica do processador pois ela resseca devido ao calor que é submetida. Atualize seus drivers para que o PC fique mais confiável e rápido, use também o System Explorer que é um utilitário gratuito que exibe informações detalhadas sobre processos em execução, assim poderá encontrar algum processo suspeito que poderá ser um vírus, execute o anti-vírus com a sua dat atualizada para pegar possíveis vírus. Parece trabalhoso tudo isso mas nós garantimos, é mais fácil do que ter que reinstalar tudo, correr atrás dos drivers e dos programas novamente e no mais, a maquina fica melhor do que se tivesse formatado. Palavra de quem esta acostumado com essas ferramentas.

Fonte:Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

2 responses to “Você sabe quando é que um micro precisa realmente ser formatado?”

  1. Willian says :

    Depois de ler essa parte: “Fato é que o Windows XP com SP2 e SP3 e seus sucessores, como o Vista e o Windows 7, são muito mais estáveis e seguros que seus antecessores…” eu nem vou terminar, me desculpe… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não posso parar de dar risadas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: