Erro na intalação do Windows: “arquivo ksuser.dll não encontrado”

erro_winxp Se quando você formata um PC e reinstala o Windows XP, porém, ao instalar o driver de som é pedido o arquivo ksuser.dll, isto é, a instalação acusa falta do referido arquivo. Mas você pode até tentar reparar a instalação (opção R do CD do Windows) mas não resolve.
Qual é o problema? O que fazer?

Os erros relacionados ao arquivo ksuser.dll costumam aparecer quando um jogo, driver ou algum outro programa é instalado ou iniciado. As possíveis causas estão sempre, de alguma forma, relacionadas ao Microosft DirectX. O arquivo ksuser.dll é um dos muitos contidos na coleção do DirectX. Como o DirectX é usado por muitos jogos, aplicativos gráficos e de multimídia do Windows, os erros relacionados ao ksuser.dll costumam aparecer quando se usa este tipo de programa. A resolução do problema não se resume a copiar o arquivo ksuser.dll de um outro micro ou de baixá-lo da internet. É preciso fazer alguma coisa a mais. Aliás, se o arquivo ksuser.dll já foi baixado ou copiado de algum outro lugar, é uma boa idéia apagá-lo do local onde foi colocado. Depois disto, seguir os seguintes passos:

Reinicie o computador, se ainda não o fez. O erro do ksuser.dll pode ser apenas temporário, e um reset pode resolver a questão completamente. Se não resolver, prossiga conforme mostrado a seguir:

  1. Instale a versão mais nova do Microsoft DirectX disponível para aquela versão de Windows. No caso do XP será a 9.2X, no Vista será o 10 e no Windows 7 será o DirectX 11. Há uma boa chance de, ao fazer isto, o ero com o ksuser.dll desaparecer.
  2. Note que a Microsoft costuma fazer atualizações no DirectX sem mudar o nome ou o número da versão, assim, baixe e instale a versão para seu Windows independentemente do fato de ser a mesma versão de DirectX.
  3. Note-se também que alguns programas não funcionam bem com o DirectX mais recente, por isto mesmo que se esteja rodando o Windows 7, que usa o directX 11, pode ser que algum programa precise do DirectX 9 para funcionar.
  4. Se a atualização ou instalação do DirectX não resolver a questão do ksuser.dll, procure por um programa de instalação do DirectX no Cd ou DVD do jogo ou drive que está tentando instalar. Usualmente, se um jogo ou drive precisa do DirectX, seus fabricantes fornecem o instalador do DirectX que usaram para desenvolver o produto. Aliás, algumas vezes (mas não sempre) a versão de DirectX incluída nos discos de instalação dos programas pode ser melhor para aquele programa do que a versão mais nova do DirectX disponível no site da Microsoft.
  5. Mais uma tentativa: desinstale o jogo, driver ou outro software e tente reinstalá-lo. Pode ser que que, depois de reinstalado ou atualizado o DirectX, o instalador do programa ou driver corrija os problemas que estavam sendo apontados.
  6. Se ainda não tiver resolvido, restaure o arquivo ksuser.dll encontrado no instalador da última versão do DirectX software package. Quando se baixa o instalador do DirectX da internet, ele vem num arquivo executável único que precisa ser expandido (com o WinRAR) para conseguir apenas o acesso ksuser.dll.
  7. Como última tentativa, atualize os drivers da placa que está acusando o problema, no caso, do som. Este não costuma ser o problema mais frequente, mas em algumas situações pode ser que a atualização ou instalação do driver de vídeo possa resolver a questão do DirectX.
  8. Este roteiro se aplica a qualquer programa que utilize o Microsoft DirectX, mais comumente são jogos, mas podem também ser algum driver ou programa que usa áudio ou vídeo. Qualquer das versões de Windows a partir do Windows 98 pode ser afetado pelo problema do ksuser.dll e outros ligados ao DirectX. Isto inclui Windows 7, Windows Vista, Windows XP e Windows 2000.

Boa sorte !!!

Fonte:Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: