O que são Startups?

Startups Startup é um termo relativamente novo aos brasileiros. Mas há quem diga que será muito conhecida este ano em diante. Este termo, já usado muito nos Estados Unidos, significa o início de uma empresa e colocá-la em pleno funcionamento. Assim, muitos definem qualquer empresa que esteja em fase inicial um startup, outros no entanto, dizem que se trata de uma empresa que consegue gerar lucros de forma rápida e cada vez maiores.
Assim, as startups diferem-se das demais empresas por estarem relacionadas a pequenos projetos empresariais, geralmente ligados à investigação e desenvolvimento de ideias novas, e ainda, basicamente tecnológicas. No geral, as startups são compradas por grandes empresas, que se beneficiam das inovações dessas empresas.

Uma startup envolve vários conceitos:
-Uma certa incerteza, pois não há como afirmar se aquela ideia e projeto de empresa irão realmente dar certo.
– O modelo de negócios é como a startup gera valor – ou seja, como transforma trabalho em dinheiro. Por exemplo, um dos modelos de negócios do Google é cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca – e esse modelo também é usado pelo Buscapé.com. Um outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: você paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franqueador – e por isso aumenta suas chances de gerar lucro.

– Precisa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto por muitas vezes, ou tendo sempre os produtos disponíveis para a venda. Uma modelo muito conhecido disso é a de venda de filmes: não é possível vender a mesmo unidade de DVD várias vezes, pois é preciso fabricar um diferente a cada cópia vendida. Porém, é possível ser repetir com o modelo pay-per-view, o mesmo filme é distribuído a qualquer um que queira pagar por ele sem que isso altere a disponibilidade do produto ou no aumento do custo por cópia comercializada.

– Ser escalável é a principal concepção de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza.
Abaixo cito empresas, e suas atividades, que são ou que já foram startups. Todas são de grande sucesso:

TiVo

Uma empresa especializada em mídia, conteúdo e interatividade. Foi fundada no ano de 1997, em Alviso, na Califórnia. TiVo foi a grande empreendedora no entretenimento residencial. Criou o chamado DVR. A empresa ainda continua com grande sucesso entre os consumidores. TiVo é um modelo inovador de TV, pois o aparelho não permite que nada seja perdido, devido a um mecanismo de gravação.

 

MySpace

Trata-se de um serviço de rede social, utilizando a internet para comunicação on-line. MySpace foi criada em 2003. A rede social é um sucesso em todo mundo, diariamente novos usuários fazem parte do serviço, que oferece e-mails, fóruns, grupos, entre outras tantas ferramentas.

 

HomeAway

Esta empresa lidera mundialmente os serviços on-line de aluguel de casas para as férias. HomeAway oferece uma grande diversidade de boas casas para alugar nas férias, e ainda, por um valor bem mais acessível que em tradicionais hotéis.

 

Blue Nile

A empresa Blue Nile, oferece vendas pela internet de diamantes lapidados.

 

Cooliris

A Cooliris é uma organização que traz novidades no mercado de ferramentas para a internet. Com a Cooliris é possível, por exemplo, assistir episódios de TV, notícias entre outras coisas com uma interface que utiliza tecnologia em 3D.

 

Digital Chocolate

Trata-se de uma empresa criada por Trip-Hawkins, um grande especialista em arte eletrônica. Atualmente é uma das lideres na indústria de jogos eletrônicos.

 

Google

Um dos maiores empreendimentos dos anos 90. Atualmente é uma grande organização que arrecada bilhões. O Google, conhecido mundialmente, está presente na vida de grande parte da população mundial. O seu sistema de buscas é o mais eficiente, traz uma quantidade possível sobre o assunto pesquisado.

 

Jamba Juice

Jamba Juice é reconhecida pela venda de bebidas que contém frutas e vegetais, consta com uma cadeia de restaurantes de bebidas naturais.

 

Twitter

O Twitter é uma rede de relacionamentos pela internet que teve início em 2006. O Twitter é possível trocar mensagens em tempo real.

 

Ebags

Esta empresa é especializada no comércio pela internet de bolsas personalizadas. La possui uma grande quantidade de modelos de bolsas destinadas a pessoas de diferentes estilos.

Anúncios

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: