O que te faz infeliz no trabalho? Revise seus conceitos

O que te faz infeliz no trabalho? Revise seus conceitosMuitos profissionais da área de TI sofrem de um problema crônico: a desmotivação no trabalho. Os motivos são os mais variados possíveis, desde baixos salários, até problemas com a chefia.

Já tivemos a oportunidade de presenciar casos incríveis de desmotivação profissional que culminaram em mudança de área de atuação profissional, o extremo do problema.

Alguns dos motivos de desmotivação que percebemos ao longo dos anos:

 

  • Falta de oportunidade de atuar em áreas que trilhem possibilidades de atingir os objetivos profissionais E pessoais;
  • Atuação na área de TI apenas por questões financeiras e não por vocação profissional;
  • Chefia falha. Falta de horizontes definidos: falta de liderança;
  • Indefinição na priorização dos serviços;
  • Falta de condições de trabalho;
  • Ambiente de trabalho pesado;
  • Falta de visibilidade ou visibilidade roubada.
    Muitos profissionais aceitam funções em áreas da TI em empresas que muitas vezes não poderão proporcionar-lhes condições técnicas ou organizacionais que possibilitem que o profissional alcance os objetivos traçados por ele em sua vida e carreira. Isso demotiva. Falta de perspectivas. Um exemplo clássico é um profissional que trabalha na área de infraestrutura em uma pequena ou média empresa, com cerca de dez servidores e os principais serviços transitando entre e-mail e provimento de sinal de internet, que almeje trabalhar em uma estrutura muito maior, com filiais, muitos servidores, vários serviços e em um ambiente organizado. Esse profissional não estará motivado até encontrar a empresa que lhe ofereça caminhos para alcançar os seus objetivos, chega a ser óbvio. E mais: não importa o salário pago, essa não é a questão.

Há um tempo atrás a profissão de TI não tinha nem de perto os moldes de hoje. Era a informática que prevalecia. Muitos pais e mães “atentos” forçaram seus filhos a “trabalharem com computador” e o principal argumento: “isso vai dar dinheiro”. Entre esses jovens muitos tinham vocação para trabalhar na área, outros não, e alguns perceberam isso tarde, já empregados. E na área de TI, o profissional para ser bom mesmo, tem que ter vocação, caso contrário, dificilmente vingará. Essa área é ímpar. Vimos uma situação na qual o profissional depois de formado em análise de sistemas, não desempenhava quase nenhuma função na área de TI, era nitidamente desmotivado e infeliz, não tinha lógica, pasmem, uma analista de sistemas formado sem lógica, quase inacreditável. Resumo: mudança de ramo e sem  possibilidades de voltar a trabalhar na área de TI.

A chefia falha também é um forte fator desmotivacional, falta de prioridades é terrível. Tudo é urgente, tudo é para hoje, para já. É difícil trabalhar sem uma definição clara do que e do que não é urgente. Em um ambiente no qual tudo é urgente, passa-se o sinal de descontrole e a sensação de injustiça nas cobranças.

Quando a empresa não consegue prover as condições mínimas de trabalho o caldo entorna de vez. Impossível prestar qualquer serviço ou ser responsável por qualquer área sem aparatos e ferramentas. E não falo apenas de ferramentas físicas, falta de apoio gerencial para implementações de rotinas e idéias também são terríveis. Aquele chefe que fala que deve ser feito de uma forma e quando o cliente aperta, ele afrouxa, é a pior figura. Não há motivação que resista a isso. Normalmente essa figura mesmo sem apoiar, vai cobrar-lhe cumprimento integral das tarefas com todas as regras pré definidas.

É incrível, mas, ainda hoje existem chefias e gerências que acham que o ambiente de trabalho deve ser pesado, sem conversas. Acreditam que as pessoas são robôs e devem chegar, sentar-se, e a partir daí só respirar os problemas do dia-a-dia, uma máquina de trabalhar, que mal consegue se levantar para ir ao banheiro. Coloca-se a chibata para trabalhar e o negócio é só supervisionar. Quem sair da linha é chicoteado. Urgh!, isso é insuportável. Pior que existe. Mas essas más chefias têm os dias contados.

A falta de visibilidade do trabalho que se pratica também desmotiva o profissional. A sensação que o seu trabalho, por mais que você se esforce não chega ao conhecimento da direção ou quando chega, é distorcido, não é fácil de suportar. Muitos supervisores e chefes se apropriam das idéias dos subordinados, isso quando tudo dá certo, quando dá errado, insistem em dar o nome aos bois. Isso não é atitude de equipe que se preze, ou melhor, isso não é equipe, é cada um por si e Deus para todos.

Algumas empresas estão atentas a esses fatores e mudam suas formas de gerenciar seus recursos humanos. Outras acham que é correto.

Acreditamos que a forma correta é não cometer os erros descritos acima, conversa, compreensão e punição para os casos abusivos. Digo punição porque liberdade não quer dizer necessariamente libertinagem, é possível ter um ambiente de trabalho leve e agradável, motivar a equipe sem ser tirano e sem que vire bagunça. Quem não souber usufruir desses pensamentos estará inevitavelmente fora da empresa e do mercado.

Sempre busque seus objetivos, mesmo que descubra tardiamente, nunca é tarde demais para recomeçar, o que não dá é para atuar infeliz, isso interferirá inevitavelmente na sua produtividade e o seu nome é que estará em jogo. Você prefere ficar conhecido como um mal profissional ou como um profissional que buscou alcançar seus objetivos e superou as adversidades? Cada um deve fazer uma autocrítica e procurar o que é melhor para si. Ninguém é obrigado a se aposentar em uma área profissional na qual não esteja feliz.

Fonte: Alexandre Fernando

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

2 responses to “O que te faz infeliz no trabalho? Revise seus conceitos”

  1. Edson Soares says :

    Excelente texto, parabéns pelas observações pelas dicas.
    É exatamente o vivo, respiro tecnologia, amo essa área e muitas vezes me sinto sem pique, sem motivação.
    Me fez refletir e encontrar muitos pontos para melhorar e outros para cobrar.

    Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: