Falso antivírus se faz de AVG para enganar usuários

Generico Programa detecta vírus que não existem no sistema para forçar a vítima a comprar a licença e obter a "solução".

Uma nova versão do falso antivírus FakeXPA engana o usuário e simula a interface gráfica do AVG 2011. A descoberta foi feita pelo Centro de Proteção de Malwares da Microsoft nesta segunda-feira (31).

O programa fraudulento identifica códigos maliciosos que na realidade não existem no PC da vítima e em seguida cobra do usuário para poder “solucionar” o problema. A semelhança com o antivírus da AVG vai do logotipo às janelas do programa – semelhança que poderia render aos criadores do software processos por uso indevido da marca.

Segundo um estudo do Google apresentado em um seminário na Califórnia, os falsos antivírus representam 15% dos softwares maliciosos na web e são distribuidos por mais de 11 mil sites. Os programas oferecem licenças de uso por preços convidativos e até suporte on-line para enganar as vítimas. Um levantamento do FBI apontou que golpistas desse ramo faturaram 150 milhões de dólares em 2009.

Diferentes softwares fraudulentos são encontrados toda semana por especialistas, mas é a primeira vez que o golpe faz uso do logotipo de um programa legítimo.

AVGCFAKE

Fonte:Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: