CIOs admitem não gastar o suficiente em inovação de TI.

gasto TI Muitas empresas enxergam a Tecnologia da Informação como custo, não como investimento e, por isso, na hora da crise, a área de TI é uma das que mais sofrem com a redução de orçamentos. Mas será que deixar de lado a Tecnologia é a melhor opção na hora do aperto?

De acordo com levantamento, 43% dos líderes abordados acreditam que falta de investimento minou chances de potenciais reduções de custo.

Estudo realizado pela SAP na Europa, Oriente Médio e África, reunindo cerca de 500 profissionais seniores de TI, identificou que a maioria dos líderes não está investindo o suficiente em inovação – e sabe disso.

Uma das constatações mais graves da pesquisa é que 43% dos profissionais admitem que a falta de inovação minou chances de potenciais reduções de custo, o  que indica que economizar com inovação pode render prejuízos na contabilidade final.

De acordo com o levantamento, 60% dos participantes afirmam ter dificuldade em investir em inovação por conta de um grande número de problemas que acontece cotidianamente em suas empresas. Um terço das companhias acreditam que a estratégia de TI está excessivamente focada em “manter as luzes acesas” em vez de procurar avanços.

Outro motivo comum que impede os investimentos são as incertezas econômicas: 48% acreditam que isso é uma barreira. Além disso, 39% ressaltaram que muito dinheiro é gasto em operações no momento, deixando um déficit no orçamento de inovação.

O efeito colateral dessa situação é redução da competitividade, de acordo com 38% dos pesquisados. Outros 44% afirmam que a falta de investimento afeta negativamente o nível de produtividade da empresa.

Outro caminho seguido é a terceirização de serviços, que, para muitas empresas, é uma das formas mais vantajosas de se investir em tecnologia sem afetar o orçamento.

A vantagem é que uma organização pode passar parte de seus problemas à fornecedora de soluções, contando com um serviço especializado e de menor custo.

Em resumo, enxergar a área de TI como um “braço” da organização (“corpo”), é o primeiro passo para entender o quanto a TI é importante, e o quanto pode ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, aumentar seu retorno de investimento, prover serviços mais confiáveis e maior transparência se estiver mais comprometida com seu negócio. O principal neste ponto é ter uma visão mais ampla da TI e seus recursos: Os aplicativos, as informações, toda a infraestrutura e as pessoas. Como podem perceber, já passou a época em que TI se resumia a hardware e software.

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: