Valor dos profissionais e as empresas

Valor dos profissionais e as empresasQuem nunca ouviu uma proposta de trabalho ou recebe / já recebeu um valor abaixo do ideal que seria compatível com as suas atividades no mercado?

Hoje encontramos muitos profissionais ruins sendo bem pagos e também encontramos muitos profissionais bons sendo mal pagos, isso não deveria ser o inverso? O correto não seria o bom profissional ser bem pago e o mau profissional ser mal pago? Claro que também encontra-se, o que seria correto no meu ponto de vista: profissionais bons sendo bem pagos e profissionais ruins sendo mal pagos, apesar de terem sido poucos casos…

Hoje em dia é muito fácil encontrar uma nova oportunidade de trabalho, existem inúmeras vagas disponíveis, gosto de dizer que desemprego em tecnologia não existe, você pode ser mal pago, mas desempregado você não fica, só se aceitar o desemprego ou se você é um mau profissional.

Se você é um bom profissional e é mal pago, não fique reclamando que a empresa não lhe valoriza como deveria e não destrua o seu nome entregando um trabalho de baixa qualidade, erga a cabeça e faça um ótimo trabalho, mostre as suas competências, o seu valor e fale com o seu gestor: pode ser que ele não lhe valoriza por não conhecer o seu trabalho.

Se após a conversa com o seu gestor nada melhorar, procure outra empresa com melhores salários e perspectivas de crescimento. Ao encontrar, atenção: nunca faça leilão! Seja profissional, se na nova empresa você tem melhor salário e melhores perspectivas de crescimento, vá para ela. Se a empresa atual lhe fazer uma contra proposta, escute, seja educado, seja político. Eu não aceito contra proposta por um simples motivo: se precisei encontrar outra empresa para um melhor salário e perspectivas de crescimento, é porque a empresa onde estou não atende as minhas expectativas financeiras e profissionais, se é assim, porque continuar nela? Para enfrentar o problema novamente no futuro?

Sempre saí das empresas onde trabalhei com portas abertas, pois não conheço o futuro, posso precisar de boas referências. Nunca saí pensando em retornar para nenhuma empresa onde trabalhei, só em melhorar, progredir, seguir em frente. Não descarto a possibilidade de que posso aceitar um convite de retorno (já recebi alguns), o que analisarei é se o desafio para aumentar e melhorar a minha experiência vale a pena e se a gestão foi alterada: se for a mesma, não vale a pena voltar, pois já conheço os problemas que enfrentarei.

Existem bons profissionais sendo mal pagos, mas se são bons, porque aceitam esta situação? Existem muitas possibilidades, acredito que as razões mais comuns são a acomodação e o medo. Acomodação por acharem que por conhecerem o ambiente por tanto tempo, poderão ficar ali até aposentar e medo por acharem que se saírem, ficarão desempregados ou somente encontrarão oportunidades para ganhar menos do que onde estão.

Para estes bons profissionais recomendamos que procurem novas oportunidades, olhem para o mercado, existe um grande mercado carente lá fora, carente de bons profissionais. É a famosa lei do “quem procura, acha”.

Muitas empresas ainda tentam explorar com salários baixos os profissionais que possuem uma boa experiência de mercado, mas isso está mudando. Elas já notaram que com esta postura, ocasiona uma rotatividade alta, prejudicando o próprio ambiente e perdendo bons profissionais para o mercado, geralmente para a concorrência, fazendo com que ela perca espaço.

Quantos de vocês não viram oportunidades publicadas em sites de emprego ou em jornais onde na descrição do cargo a empresa quase que especifica as características do Superman? Isso não existe em tecnologia da informação, não é possível que um excelente analista de sistemas, que programa muito bem em Java, também seja um especialista em segurança, sistema operacional, banco de dados, redes, infraestrutura, etc.

Hoje em dia o mercado está saturado com muitos profissionais e muitas empresas ainda argumentam que com o salário de um profissional experiente, pagam dois ou mais iniciantes. Será mais barato mesmo? O iniciantes não precisarão de tempo para adquirir experiência? Os iniciantes não precisam de cursos para aperfeiçoarem o conhecimento? Os iniciantes não poderão cometer falhas graves que podem ocasionar grandes prejuízos? O barato pode sair muito caro em muitos casos.

Fato: as empresas precisam dos profissionais, mas querem pagar menos por isso, isso vale não só para quem trabalha com T.I., mas para qualquer profissão. Lembre-se sempre: empresa visa lucro, dinheiro. Não sonhe com um mundo colorido onde as empresas lhe pagarão ótimos salários, por pouco trabalho, isso não existe.

Este artigo foi direcionado para o bom profissional, o profissional que quer crescer na profissão e ser bem visto por todos, se algum mau profissional leu e quer sair do lado negro da força, seja bem vindo, há mercado para todos.

Fonte: Fábio Borges

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

One response to “Valor dos profissionais e as empresas”

  1. Wilson says :

    Gostei muito da matéria, é comum ver muito mal profissional com cargos altos ou ate seu chefe, ele não tem nada a ver com o que ele faz e que estudou, e esta la se sentindo o ultimo biscoito do pacote, e só fica para falar eu quero pronto, fácil né.E Tenho muitos anos de profissão, para mim falar que tem muitos anos de profissão não quer dizer que e um ótimo profissional, pois tem muitos que conseguem enganar ate morrer ou aposentar, para acabar com isso, mesmo que tenha muitos anos de profissão, mesmo que ele foi indicado para aquela empresa aplique testes teóricos e práticos para ele se passar esta com o emprego.a areá de tecnologia elétrica e eletrônica acontece muito isso, uma maquina ou linha de produção fica parada 2 a 5 dias porque não resolver o problema, mas se ali o chefe ou abaixo fosse realmente profissional poderia detectar pra não parar ou se parar levar o menor tempo para resolver. E o grande empresario esta la pensando que tem a maior equipe de profissional la embaixo comendo seu dinheiro e não fazendo nada e nem tentando melhorar sua proficao para ser melhor e render melhor como se diz gasta dinheiro com os acomodados, e esses mal profissionais ainda ficam só pensando em mais promoções, se eu fosse empresários eu daria promoções sim, para cada promoção tinha de fazer testes teóricos e práticos de novo para sua profissão para evitar desses as vezes que sobem e entregando os dedos duros e ainda acham que o apõem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: