Uso de energia eletrica em ambientes de TI

Uso de energia eletrica em ambientes de TINão podemos esquecer que a energia elétrica é matéria prima para um ambiente de TI e está diretamente relacionada com a segurança, confiabilidade e desempenho da rede e das informações nela contidas, motivo mais do que suficiente para que seja de altíssima qualidade e isenta de interferências.

A utilização das tomadas de energia elétrica dedicada aos equipamentos de TI, para carregar celulares ou qualquer outro tipo de equipamento que não sejam os servidores, ativos de rede, CPUs, monitores e impressoras jato de tinta e matricial, é um tema que ronda constante o dia a dia da maioria dos gerentes de TI.

Estes equipamentos (celulares, rádios, impressoras laser, copiadoras, aspirador de pó, máquina de café expresso, etc) geram uma enorme quantidade de ruído prejudicando seriamente o desempenho da rede de dados.

São comuns as ocorrências de desligamento de equipamentos críticos por disparo de disjuntor, queima de fusível do filtro de linha/ régua de tomadas, normalmente por uso indevido da rede elétrica dedicada a TI, pois os circuitos estão dimensionados somente para suportar os equipamentos de TI.

Em sistemas de transmissão por frequências, como nos cabos UTP, estamos trabalhando com valores de frequência cada vez maiores (500MHz no caso de Cat 6) e por isso mais sensíveis, desta forma toda fonte externa geradora de frequências torna-se um problema, como lâmpadas fluorescentes, reatores, micro ondas, motores de alta rotação, e outros tantos, e principalmente os equipamentos portáteis de comunicação como celulares e sistema de radio trunk.

O nível de ruído gerado individualmente por estes equipamentos é extremamente prejudicial, haja visto da obrigatoriedade do seu desligamento em aeronaves durante o vôo pois deixam o sistema de comunicação instável (sabemos que o celular irá tocar segundos antes pelo nível de ruído gerado nas caixas de som ou mesmo pela distorção na imagem dos monitores de tubo, o simples hábito de apoiar o celular na CPU, já é prejudicial).

O mesmo ocorre com as redes cabeadas, o nível de ruído gerado pelas varias unidades de celular em uso no mesmo site seguramente irão tornar a rede local instável.

Uso de energia eletrica em ambientes de TIEsta instabilidade na rede acarreta excesso de colisão e dificuldades em sincronizar protocolos causando lentidão ou em algumas condições o congelamento da rede (que geralmente é confundido com problemas de software ou hardware).

O fato é que em uma rede corporativa com vários sites, basta um deles apresentar instabilidade para que todos os outros fiquem comprometidos, ou seja, o problema (instabilidade da rede) não fica confinado no site de origem.

Claro que tudo vai depender da criticidade do site e da rede corporativa, ou quanto de instabilidade o sistema pode suportar, se a maioria dos usuários carregarem as baterias de seus celulares na rede elétrica dedicada aos sistemas de TI, o nível de ruído injetado será muito alto e provavelmente não será suportado pelo sistema.

Então o que fazer com estes equipamentos, todos imprescindíveis?

Estes devem contar com circuitos auxiliares ou tomados de uso geral TUG, alimentados por um quadro de energia elétrica diferente do quadro de energia dedicada, esta é a melhor solução técnica, para uma rede corporativa.

Nas redes corporativas de grande porte e criticidade, para que não se perca o controle os CIOs adotam medidas radicais proibindo 100% o uso destes equipamentos na rede de uso exclusivo (TUE) e dedicada aos equipamentos de TI.

É muito importante implantar esta cultura em todos os sites da rede corporativa, para a garantia da estabilidade do sistema e para preservar o investimento, até mesmo uma rede Cat. 6 recém implantada pode apresentar-se instável por ruídos e interferências injetados diretamente via rede elétrica ou por EMI e RFI.

Este assunto pode se estender por dias, apresentando-se cases e relatórios de estudos sobre interferências, mas resumindo, é esta a situação que se apresenta.

Uso de energia eletrica em ambientes de TIFisicamente não existe nada que impeça o uso equivocado da rede elétrica dedicada aos equipamentos de TI, a não ser os quesitos de varias normas de telecomunicações, somente devemos estar conscientes que estamos injetando ruído na rede proporcionalmente à quantidade de equipamentos conectados, caso o uso equivocado do sistema ocorra.

Todo o contexto passado está amparado na ANSI/TIA/EIA 569, ABNT NBR 14565 e estudos de EMI e RFI entre outros.

Como costuma-se dizer, seguir normas ou não, é como atravessar um farol vermelho! O que pode acontecer?

Desde nada até uma catástrofe e cabe ao administrador quantificar o impacto de uma catástrofe em sua rede de comunicação, avaliar o custo de downtime decorrente das horas ou dias de paralisação.

A rede elétrica em si, não sofrerá nenhum apagão, pois a potência destes equipamentos (celulares) é relativamente baixa.

Agora a inserção de uma impressora laser em um mesmo circuito das CPUs, além do ruído injetado, poderá sim queimar um fusível da régua de tomadas e até desarmar o disjuntor devido ao acréscimo da potencia, gerando um apagão em todos os equipamentos conectados àquele circuito, por isso cada departamento antes de instalar um novo equipamento de rede, deve consultar TI e TI consultar o departamento de facilities ou prestador de serviços sobre a capacidade do circuito em questão.

Resumindo, um ou outro celular na rede elétrica dedicada, poderá ser tolerado, mas o desempenho da rede deve ser monitorado e caso apresente instabilidade voltar a retirar estes equipamentos. Podemos ser radicais ou tolerantes, inclusive analisar site a site e impor níveis diferentes de utilização de acordo com a criticidade, o maior problema é perder o controle do uso equivocado.

Fonte: Jo Domingues

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: