Hackers convocam voluntários para atacar sites que boicotam o Wikileaks

WikiLeaks Operação Payback convida internautas a instalar código em seus PCs para ajudar em ataques às organizações que querem silenciar o portal.

O WikiLeaks tem enfrentado problemas nos últimos meses – de ofensivas promovidas contra os serviços que o hospedam ao congelamento de suas contas bancárias. Alguns comemoram; outros consideram tais ações um desrespeito à liberdade de expressão.

Não é surpresa a controvérsia provocada pelo portal. Revelar documentos sigilosos do governo americano gera respostas passionais de ambos os lados. Se o WikiLeaks foi alvo de ataques, também o foram o banco suíço, que bloqueou os fundos do portal, e o PayPal, que não mais permitiu o uso de suas ferramentas para a coleta de doações ao site.

A estrategista Noa Bar Yossef, do Imperva, empresa de segurança de dados virtuais, comentou por e-mail o contra-ataque que os detratores do WikiLeaks vêm sofrendo:

“O grupo responsável, o Operação Payback (Operação Vingança), não busca o lucro. O caso clássico ao qual estamos costumados, o de hackers obtendo informações confidenciais e as utilizando para ganhar dinheiro, não se aplica nesse caso. O que eles querem é danificar um serviço e interromper suas atividades, humilhando-o em favor de seus princípios. De fato, o que vemos aqui é um ataque bem centrado: eles tiram o portal visado do ar, em protesto ao que chamam de “injustiça hacker”.

O Operação Payback, em geral, tira proveito de botnets (rede de computadores zumbis) e ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês). As máquinas dos incautos usuários – milhares, às vezes dezenas de milhares – ficam à espera das instruções dos invasores que, uma vez ordenadas, iniciam um ofensiva maciça contra a vítima escolhida.

Desta vez, no entanto, a situação é outra, como explica a especialista: “Eles estão recrutando pessoas de sua própria rede. Pedem aos voluntários que baixem um código – chamado DDoSing – e, a partir daí, a máquina está apta a ajudar no ataque. Entre os participantes, não há aqueles que não sabem o que estão fazendo; o Payback enxerga isso como um desafio”.

Em outras palavras, em vez de apenas aproveitar o poder combinado dos computadores invadidos sem o consentimento do usuário, o grupo hacker está procurando internautas que, espontaneamente, participem dos DDoS, dispostos a fazer com que diversas organizações paguem pelo possível silêncio do WiliLeaks.

 

Fonte:Tony Bradley

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

One response to “Hackers convocam voluntários para atacar sites que boicotam o Wikileaks”

  1. João Cirino Gomes says :

    Ao invés de ficar enviando vírus e fazendo palhaçadas, os hackers deveriam se unir e abraçar uma causa! Se denominarem partidários de Hobin Hood, e usarem seus conhecimentos para reparar as injustiças sociais, causadas pela corrupção!

    Já que nenhum político ladrão é punido, ou devolve um centavo do que desvia e rouba aos cofres públicos!
    O ideal seria invadir suas contas, e distribuir o dinheiro roubado aos mais necessitados! Quando o pobrezinho fosse receber seu minguado salário, teria uma alegria danada!

    Desta maneira dificilmente seriam pegos, e estaria fazendo e bem a sociedade carente que é roubada constantemente e descaradamente!

    Pelo engrandecimento da pátria, pelo bem da NAÇÃO e pela justiça social, vale tudo!
    Notem que a sigla: Ordem e progresso: Esta mais para: Ordem aos humildes, e progresso aos demagogos, hipócritas, corruptos e poderosos!

    As vitimas deste sistema injusto e escravocrata, deveria se unir, e não guerrear entre si!
    Abraços: João Cirino Gomes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: