Preparado para Mudanças?

Preparado para Mudanças?Mudar é algo que muita gente não gosta, acredito que seja até uma ação natural do ser humano esta rejeição a mudanças, porém mudar faz parte da vida e está constantemente presente em nosso dia-a-dia, alguns significados desta palavra são: transformar ou variar.

“Mudar não é uma escolha, é uma obrigação.” A afirmativa é do Dr. Nelson Spritzer, reconhecido especialista em Programação Neurolinguística no Brasil. De acordo com ele, todos nós mudamos com muita frequência. Mas essa não é uma tarefa fácil. “Se mudamos por vontade própria, fazemos mudanças muito interessantes, criativas, realizadoras e gratificantes. Mas se mudamos por forças das condições, certamente estaremos mudando com sofrimento e perdas”, afirma.

O mundo esta em constante mudança e não é diferente no mercado de trabalho ainda mais em TI, por exemplo; estamos acostumados num ritmo de trabalho ou padrão estabelecido, no entanto quando a empresa sofre alterações no comando, certamente em alguns casos haverá mudanças bruscas na forma de trabalhar e até nos padrões estabelecidos. E é justamente aí que muita gente resiste e cria dificuldades para ela mesma e não para a empresa como pensam. Mas como lidar com as mudanças?

Veja algumas dicas sobre como agir diante de um cenário de mudanças:

1. Seja persistente e inteligente
Mesmo os mais sortudos precisam batalhar em busca dos seus ideais, não tenha medo de lutar e faça o possível para atingir as metas que você projetou. Tente entender qual a metodologia de trabalho do novo gestor bem como a política da empresa e adeque-se a ela.

2. Tenha sempre um plano B
Esteja sempre preparado para mudanças bruscas e repentinas na sua carreira, na empresa e consequentemente na vida e estar preparado é não esperar o seu gestor informar que adotarão novas tecnologias por exemplo, achando que é simplesmente uma obrigação da empresa de bancar o treinamento (aqui pode haver discórdias), mas a meu ver, estar um passo a frente é me apresentar apto quanto ao uso desta tecnologia adotada pela empresa, isto é aproveitar a situação me apresentando como alternativa demonstrando assim que estou aberto a novas oportunidades, pois quem se fecha para mudanças se fecha para a vida e prejudica a si mesmo, além de desperdiçar oportunidades, e sinceramente oportunidades em alguns casos são como cometas que atravessam o céu ou como o eclipse do sol, algo raro de se ver.

3. Seja apaixonado pelo que você faz
A vida é muito curta para você gastar fazendo o que não gosta e não gostar do que se faz dificulta ainda mais a aceitação de mudanças.  Considere pessoas que absolutamente amam o que fazem e os tenha como exemplo, se este não é o seu caso, analise seriamente a possibilidade de mudar de carreira ou repensá-la, pois fazendo o que gosta você certamente alcançará a felicidade, que é o melhor da vida.

A mudança em princípio pode até parecer algo desagradável, mas tire proveito dela procurando adaptar-se, pois certamente você terá que enfrentar muitas mudanças ao longo da vida, como meu pai sempre diz; “na vida as coisas funcionam assim: se te derem um limão, faça limonada se for laranja faça laranjada, ache uma forma de extrair coisas boas para você com aquilo que te derem ou simplesmente quando o cenário mudar, pois felizmente ou infelizmente o mundo é assim desde o princípio.” Para alguns pode não ser bem assim, mas desde que recebi este conselho que me foi dado justamente num cenário de mudança abrupta em minha carreira, percebi que me saí bem melhor diante das mudanças que já enfrentei.

E você o que acha das mudanças?

Fonte: Alex Silva

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: