Como entender a WEB 2.0 e a 3.0 e Computação na Nuvem

Como entender a WEB 2.0 e a 3.0 e Computação na NuvemNo início da internet, passamos a ter acesso e-mail´s, conceitos tudo uma novidade para quem dependia de correios, telefones, sedex que chamávamos de primeira fase.
Uma mudança rápida, que vem crescendo e esta sempre trazendo novidades na era da Tecnologia da Informação, Computador nas Nuvens, SaaS e agora na Web 3.0
A computação em nuvem é uma tendência integrante da Web 2.0 para levar todo tipo de dados de usuários como também de sistemas operacionais, sendo servidores online e com isso torna desnecessário o uso de dispositivos de armazenamento e possibilitando o compartilhamento de conteúdo com plataforma de acesso à web.

Algumas Vantagens desta tendência são:
• Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e o hardware que esta usando.
• O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo “lugar”, ou seja, na “nuvem computacional”;

A diferença entre a Web 2.0 com a Web 3.0 é fácil, vamos imaginar que veio para uma geração de serviços, tendo como conceito a Web como uma plataforma, envolvendo aplicativos em redes sociais, e TI, este termo é uma nova versão para a web e não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores é um ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e chamamos de segunda fase.

Agora estamos na era da terceira fase ou Web semântica onde pretendemos fazer uso das redes de forma inteligente, aproximando-se do mundo da inteligência artificial.

O que podemos encontrar na Web 3.0?
Busca de Informações
Compilação de informações e processamentos
Apresentações de todo tipo de informações e conhecimentos de Tecnologia da Informação

Podemos entender que os fatores críticos de sucesso nesse novo ambiente estão absolutamente ligados à simplicidade, aplicabilidade, usabilidade dentre outros. Nestes 3 aspectos a WEB 3.0 ainda patina. Resta saber se as possibilidades criadas pelas novas tecnologias terão aplicabilidade e trarão resultados claros que justifiquem uma nova onda da Internet.

Fonte: Fabiana Segatto

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: