Avast ganhou fôlego com a versão 5. Mas será o suficiente para concorrer com o AVG 2011?

avgavast Avast e AVG estão entre os primeiros antivírus a conquistar boa parte dos usuários oferecendo versões gratuitas. Antes deles, os anti-vírus gratuitos eram muito simplórios quando comparados às versões pagas dos mesmos programas e de seus concorrentes. Entretanto, à medida em que a concorrência ia aumentando, mais e mais recursos das versões pagas foram sendo incorporados também nas versões gratuitas.

As mudanças no Avast Antivirus mostram claramente que o peso da concorrência se fez sentir, fazendo com que a interface da versão 4.x, que mais parecia um tocador de MP3, fosse totalmente reformulada e ficasse com uma aparência mais profissional e agressiva. Além disto, a versão ganhou recursos interessantes que poderão fazer com que o Avast 5.x concorra de igual para igual com o AVG 2011, que marcou uma nova tendência nas proteções gratuitas. Chegou então a hora de perguntarmos:

Avast ganhou fôlego com a versão 5. Mas será o suficiente para concorrer com o AVG 2011?

As maiores críticas à versão 4.x do Avast ficavam por conta da interface simplificada, que escondia a utilidade e potência do aplicativo. Alguém poderia até supor que a versão 5 se resumiria apenas à melhora na aparência, mas não é bem assim. Houve grandes mudanças no funcionamento interno e externo do aplicativo, que aumentam a facilidade de uso e sua eficiência, sem tornar o programa pesado para ser usado até mesmo em micros antigos.

O que a versão gratuita do Avast não tem em relação à paga é o Firewall, filtro anti-spam e proteção contra scripts maliciosos. Quem precisa destes recursos pode procurá-los em outros anti-vírus gratuitos como o Microsoft Security Essentials. Muitas pessoas acreditam que a Microsoft está oferecendo soluções de proteção mais eficientes, mas os testes internacionais são unânimes em apontar que o Avast e o AVG são mais eficientes na detecção do que o Microsoft Security Essentials.

A nova interface do Avast A nova interface do Avast

O Avast perdeu a interface que o caracterizava, mas ganhou em praticidade e facilidade de uso porque todos seus recursos agora podem ser facilmente acessados: status da proteção, estatísticas, novidades, scans, proteção em tempo real e manutenção. Pode-se usar animações gráficas, mas para tanto é preciso ter um bom computador, para não diminuir a performance. O mecanismo de proteção foi bem melhorado e ganhou novas funções interessantes. Agora oferece uma espécie de “escudo de comportamento”, sistema que analisa o comportamento do computador para identificar e barrar os vírus antes que eles possam entrar em ação. O escaneamento foi modificado. Agora, a varredura pode ser feita de quatro maneiras: completa, rápida, em dispositivo removível ou numa pasta específica. Essts opções são acessadas por meio da opção “Escaneamentos" no menu à esquerda da tela principal.

O Avast 5 oferece quatro tipos de proteção, descritos a seguir:

 

Proteção em tempo real

Proteção em tempo real A grande arma do Avast, serve para de identificar as ameaças antes que entrem em ação. Verifica os documentos antes de serem abertos, analisa os arquivos quando são salvos, e monitora mensagens de email e atividade na web. Pode-se escolher o que deve ser monitorado e a profundidade desse monitoramento, mas é preciso lembrar que quanto maior a seriedade do monitoramento, mais memória RAM é exigida.

 

Modo silencioso

Modo silencioso Neste modo, o Avast trabalha sem incomodar o usuário com notificações, mensagens ou alertas. Não quer dizer que o programa vai parar de funcionar, mas apenas que ele não ficará exibindo os avisos.

 

 

 

 

 

Verificação contra vírus

Verificação contra vírus Um recurso muito útil, que pode ser ativado na tela inicial do programa, sendo possível determinar por quanto ela ficará ativa: dez minutos, uma hora ou permanentemente.

 

 

 

 

Varredura na reinicialização — Realiza a verificação do HD antes mesmo de o sistema ser inicializado, procurando vírus e ameaças que possam estar presentes no HD antes mesmo que o Windows inicie. É uma boa maneira de impedir que as ameaças infectem arquivos do sistema, mas fará com que o Windows demore mais para carregar.

A instalação do programa é muito simples. Pode-se baixar o programa direto do site do fabricante ou de um site de download. Ele também faz parte do DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas. Depois de instalar, é preciso realizar um rápido cadastro para continuar usando todas as vantagens do aplicativo gratuitamente. Para registrar, basta clicar no menu “Manutenção" e escolher a opção “Registro". Neste momento, pode-se optar entre registrar a versão gratuita ou comprar a versão Pro do aplicativo. Para obter a versão grátis escolha "Registrar" no botão cinza, preencha o pequeno formulário exibido e depois clique em “Registrar para uma licença grátis”.

Respondendo a nossa pergunta inicial, diríamos que “sim”, o Avast 5 tem tudo para proteger decentemente um computador com Windows. Será melhor que o AVG 2011? Talvez, mas segundo os testes feitos por entidades especializadas internacionais o AVG continua sendo mais eficiente, mas a diferença é pequena tanto entre o AVG e o Avast quanto em relação aos antivírus mais poderosos e pagos. De maneira geral, segundo nossa própria experiência com os dois antivírus, diríamos que o AVG é melhor para evitar infecções enquanto que o Avast é melhor para limpar computadores já infectados, mas esta é uma impressão pessoal e que nunca foi testada com critérios científicos. O jeito é você mesmo experimentar e fazer sua opção.

Fonte:PNP

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: