Cabeamento Residencial Estruturado: Projetos integrados para as residências modernas

Cabeamento Residencial Estruturado: Projetos integrados para as residências modernasA integração de novas tecnologias dentro das residências de médio e alto padrão para satisfazer o conforto, segurança, comunicação e energia dos seus ocupantes obrigou os fabricantes de sistemas de automação, eletricidade e de telecomunicações a desenvolverem equipamentos mais simples, modulares e padronizados.

Evolução arquitetônica
A forte evolução habitacional das moradias nos grandes centros urbanos gerou novas demandas para integração dos sistemas de telecomunicações em lugares pequenos e sujeitos a rápidas mudanças de layout. Assim, surgiu a necessidade de se desenvolver novos produtos que ocupem menor espaço, com design inovador e fáceis de instalar.

Acesso à Informação
Como conseqüência desta evolução, o estilo de vida das pessoas também mudou, particularmente pela necessidade de acesso aos diferentes meios de comunicação e entretenimento, que leva para os domicílios o acesso aos mesmos meios para a comunicação que existem nos ambientes corporativos: internet e telefonia, rede interna de segurança, temperatura controlada, entre outros, com todas as comodidades e praticidades que devem oferecer os ambientes de vida familiar.

Escritório doméstico
Telefonia, Internet e outros serviços digitais são hoje fatores fundamentais para o trabalho.  O estilo de vida moderno nos impõe estar quase 100% do tempo acessível, com capacidade de receber e enviar uma grande quantidade de informações em intervalos de tempo curtos, em casa ou no escritório.

Por isso, os ambientes residenciais devem oferecer vários pontos de acesso a Internet e todos compartilhados, a fim de distribuir os conteúdos em qualquer ponto da casa. Uma impressora compartilhada é útil para uso comum por vários computadores instalados. Um mini servidor poderá também ser instalado para duplicar os arquivos profissionais críticos.

Internet em banda larga e linhas telefônicas separadas são indispensáveis para serem acessadas ao mesmo tempo.

Lar projetado para conforto e diversão
Um ambiente domiciliar protegido contra invasões e acessos não autorizados é premissa básica para os atuais proprietários de imóveis residenciais. Os Condomínios fechados oferecem este tipo de proteção, mas o acesso ao serviço fica reservado a uma parte restrita da população.

Os sistemas de vigilância ou sensores de presença podem ser implantados em conjunto. A integridade da instalação deve também ser prevista com uma proteção contra incêndios, que podem ser implantados com detectores de fumaça e gás. Além de um lar protegido, os moradores exigem que a casa seja um lugar dedicado a diversão, conforto e descanso.

Sistemas de iluminação e de sonorização
A iluminação de espaços interiores ou exteriores é uma ferramenta para criação de ambientes personalizados. O sistema de gestão de energia poderá controlar a iluminação, via sistema automatizado de sensores de iluminação, ocupação ou detecção. Além de criar ambientes adaptados ao contexto, os usuários poderão programar os sensores a fim de reduzir os tempos de ligação e seus custos e serem ambientalmente responsáveis.

A sonorização dos ambientes internos e externos da habitação via Home Theater e som ambiente é possível com a ligação entre as diversas saídas de som ao equipamento central.

Uma estrutura universal de comunicação
A integração de diversas tecnologias ou meios de transmissão em uma única residência não é mais um obstáculo. Projetos de sistemas de cabeamento estruturado residencial seguem padrões que definem o meio de transmissão e os protocolos de comunicação a serem utilizados.

O sistema multimídia residencial deve utilizar diferentes tipos de mídias de cabeamento e equipamentos, que geralmente possuem taxas de transmissão e protocolos de comunicação diferentes.

Os objetivos da implantação de um sistema multimídia são:

– Propor uma estrutura universal para a comunicação de vários dispositivos de controle, e isto independente, do fabricante;

– Capacidade de expansão ou up grade dos equipamentos de maneira simples, com o menor impacto sobre a infraestrutura existente;

– Instalar um sistema que atende aos requisitos atuais e futuros;

– Documentar o projeto de maneira completa a fim de facilitar futuras manutenções ou alterações.

Um Cabeamento padronizado
O meio de transmissão utilizado geralmente em projetos de cabeamento residencial é o cabo UTP de quatro pares. Em alguns casos, com taxas de transmissão elevadas, o meio de transmissão via fibra óptica revela-se mais adequado.

A norma EIA/TIA-570, Sistema de cabeamento para prédios residenciais, padroniza os componentes e as topologias utilizadas nos projetos de cabeamento domiciliar. O principal objetivo da norma é propor um cabeamento com maior vida útil.

A norma também padroniza as categorias de transmissão de par trançado:

– Categoria 5e – Banda larga de 100 MHz

– Categoria 6 – Banda larga de 250 MHz

O projeto de cabeamento estruturado deve levar em conta a categoria do cabeamento, na qual se define a taxa de transmissão (Gigabit Ethernet para as Categorias 5e e 6) para oferecer o melhor retorno sobre o investimento e preservar o legado.

Topologia do cabeamento
A topologia do cabeamento estruturado a ser usada é do tipo estrela, cada tomada possui uma conexão física nos painéis de distribuição dos pontos. O ponto central de distribuição concentra os diferentes equipamentos ativos e passivos para conversão e distribuição dos sinais de dados, telefone, CATV, entre outros.

A topologia anel não suporta algumas aplicações do tipo compartilhamento entre vários computadores, redes domésticas, distribuição de sinal de vídeo, telefonia e interfonia. Sobretudo, esta topologia oferece pouca flexibilidade e desempenho em comparação a uma topologia estrela.

Para facilitar a instalação e a manutenção dos pontos da residência são instaladas soluções modulares para propor simplicidade nas mudanças de conexões e layout.

Centro de Distribuição Multimídia – CDM
O Centro de Distribuição Multimídia é o coração e a distribuição de serviços para todas as dependências da residência. Os diferentes serviços são redes de computadores, segurança eletrônica, sonorização de ambientes, TV a cabo, TV digital, interfone, home theater e internet. O produto é composto por módulos inteligentes distribuindo os cabos nos dutos de cabeamento estruturado residencial para chegar até os conectores nos cômodos.

O conceito de modularidade permite a escalabilidade da infraestrutura básica para suprir os serviços e facilidades desejadas no imóvel (internet, Telefone, TV, etc). Os módulos podem ser instalados a qualquer momento de forma fácil e rápida. No caso de upgrade da rede de cabeamento o acesso para a substituição dos módulos é muito fácil.

Projeto
Durante a fase de projeto do sistema de cabeamento deve ser prevista a instalação da caixa que abrigará os módulos e também de todos os cabos que chegarão até os cômodos da residência. É importante observar que a primeira etapa do projeto consiste em definir os números de acessos atuais e futuros que o centro de distribuição deverá atender.

O planejamento das rotas de cabeamento é primordial para oferecer serviços que atendem o nível de desempenho esperado. A limitação dos ângulos de curvatura, a presença de caixas de passagem e a taxa de ocupação dos dutos de cabeamento devem ser respeitados.

Materiais como cabos e conectores usados no encaminhamento das informações e nas conexões devem ser adequados à categoria de cabeamento como um todo. O cabeamento estruturado tem, em media, uma vida útil de 10 a 15 anos. É importante instalar um cabeamento atendendo às necessidades atuais e futuras (a categoria 6 é recomendada nos projetos residenciais atuais).

Uma vez definidos os pontos em cada cômodo, o número total de pontos será levantado verificando-se que o comprimento total do canal de transmissão não seja ultrapassado (o canal de comunicação do Centro de Distribuição Multimídia até o equipamento no cômodo não irá ultrapassar 100 metros).

A quantidade de módulos a instalar no Centro de Distribuição Multimídia é diretamente ligada aos tipos de serviços desejados, à capacidade máxima por módulo e ao número de pontos totais escolhidos. A partir desta quantidade necessária de módulos é escolhido o dimensional da caixa, que irá proteger os módulos.

Conclusão
Grandes projetos de infraestrutura com objetivo de possibilitar o acesso a redes virtuais de informação apóiam-se na idéia de que as redes de informação entre indivíduos possibilitam o acesso ao conhecimento. Cursos lingüísticos on-line, informações culturais e de entretenimento, conteúdo literal e cientifico ajudam no desenvolvimento das novas gerações e se posicionam como suporte aos tradicionais canais de ensino. Os diferentes recursos disponíveis na Internet são verdadeiras ferramentas de integração social para essas novas gerações.

Para atender novas demandas de acesso à informação e ao entretenimento, um cabeamento residencial bem planejado é indispensável. Estudar a disposição dos pontos, escolher a categoria do cabeamento e os tipos de serviço ofertados hoje e em futuro próximo pelo mercado são fatores essenciais para a execução de um projeto eficaz.

O resultado será um ambiente residencial modular, permitindo mudanças de layout sem restrição ao acesso dos serviços. Ambientes residenciais ou pequenos escritórios podem associar vários tipos de meios de transmissão (óptico, metálico e coaxial), com as mais modernas tecnologias existentes, inclusive redes FTTx (Fiber To The Apartment, Home, Building ou Desk).

Fonte: Xavier Benoit Stephane Chiron

Anúncios

Tags:, ,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: