O que fazer quando o Windows 7 não reconhece dispositivo wireless ou periférico antigo do tempo do XP?

errowin7 Um dos problemas do Windows 7, em especial da versão de 64bits, é justamente o aproveitamento do hardware existente.
Os equipamentos que se compra atualmente costumam ser totalmente compatíveis, mas muitos dispositivos fabricados antes de 2007 (ano de lançamento do Windows Vista) mostraram-se incompatíveis devido ao novo sistema de drivers inaugurado no Windows Vista, que é o WDDM (Windows Device Driver Model), usado também no Windows 7.
Na maior parte dos casos, a incompatibilidade até que é bem vinda pois é em nome da segurança e estabilidade do sistema como um todo, mas sempre que nos deparamos com esta situação surge o dilema, sobre o que fazer?

As maiores “vítimas” desta incompatibilidade são dispositivos como impressoras, câmeras e outros pequenos acessórios USB. Nem sempre se acha o driver adequado. Quando o fabricante destes dispositivos não oferece um driver compatível existem algumas soluções a serem tentadas:

1 – Mandar que o próprio Windows procure no Windows Update por um driver atualizado e compatível. Muitas vezes isto dá certo.

2 – Quando o driver do dispositivo tem um instalador, pode-se rodar este instalador em “modo de compatibilidade”. Basta copiá-lo para o disco rígido, mudar as “Propriedades” do arquivo de instalação para o Windows XP SP3 ou outro compatível, e tentar fazer a instalação. Nem sempre funciona, mas pode acontecer. Temos tido bons resultados com este método na instalação do sistema de som on-board.

3 – Procurar um dispositivo parecido, que utilize os mesmos componentes, e para o qual exista driver para o Windows Vista ou Windows 7. É uma operação de pesquisa, na base da tentativa e erro, mas pode ser que funcione perfeitamente.

Se nada disto resolver, então o jeito é trocar o dispositivo. No caso de adaptadores de rede wireless e webcams o valor não é lá muito alto e pode ser encarado como um investimento em favor da maior segurança que o Windows 7 pode oferecer.

A incompatibilidade é mais freqüente com as impressoras. Muitos dos modelos usados até o Windows XP simplesmente não funcionam no Windows 7. Quando a impressora era instalada no XP usando um programa, então pode-se tentar o mesmo recurso explicado acima, ou seja, executar este programa em modo de compatibilidade. Pode ser que funcione. Outra saída é procurar um modelo que seja parecido ou que utilize a mesma linguagem de comunicação com o computador. Por exemplo, impressoras antigas da HP podem começar a funcionar no Windows 7 quando se acha um modelo que utilize a mesma versão de PCL, a linguagem de comunicação típica das impressoras HP. A questão das impressoras está mostrada em detalhes no site da Microsoft, procure pelo KB 895612.

Outro dispositivo de dispositivo antigo que costuma se incompatível com o Windows 7 é constituído pelas câmeras de vídeo (webcam). A grande maioria delas é feita em alguma fábrica obscura nos confins da China, por isto é que são baratas, mas seu fabricante certamente não vai se preocupar em fornecer drivers atualizados e compatíveis com o Windows 7. Neste caso, o jeito que tem é adquirir uma nova câmera.

Fonte: PNP

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: