Saiba sobre Forefront um produto focado em segurança da informação

forefront O Microsoft Forefront foi desenvolvido com o intuito de oferecer controle e segurança para os ambientes corporativos, se integrando facilmente com a infra-estrutura de TI existente. Esse produto protege servidores de aplicação, sistemas operacionais, clientes (laptops, estações de trabalho, etc.) e a borda da rede (parte que tem contato direto com a Internet).

Os produtos abaixo fazem parte do Microsoft Forefront:

  • Microsoft Forefront Client Security (anteriormente chamado de Microsoft Client Protection).
  • Microsoft Forefront Security for Exchange Server (anteriormente chamado de Microsoft Antigen for Exchange).
  • Microsoft Forefront Security for SharePoint (anteriormente chamado de Microsoft Antigen for SharePoint).
  • Microsoft Forefront Security for Office Communications Server (anteriormente chamado de Microsoft Antigen for Instant Messaging).
  • Microsoft Internet Security and Acceleration (ISA) Server 2006.

Segue abaixo o portfólio de produtos de segurança da Microsoft em uma infra-estrutura de TI.

introducao_forefront_clip_image004

Nesse portfólio temos os seguintes produtos:

  • Para soluções de correio eletrônico temos o EHS (Exchange Hosted Services), um serviço de hosting da Microsoft no qual todos os emails são tratados antes de serem entregues para o seu servidor de correio eletrônico.
  • Para soluções de borda temos o ISA Server 2006.
  • Para soluções de servidores de aplicação, como Exchange, Office Communication e Sharepoint, temos o Forefront Security for Exchange Server, Forefront Security for Sharepoint e Forefront Security for Office Communications Server.
  • Para proteção contra vírus em laptops, estações de trabalho e servidores temos o Forefront Client Security.
  • Para proteção de sistemas operacionais Windows Server 2003, Windows 2008, Windows XP e Windows Vista temos o NAP.
  • Para controle de conteúdo de arquivos do Office temos o Windows Rights Management Services.
  • Para controle de gerenciamento de identidades temos o Microsoft Identity Integration Server. Além desse produto temos o System Center Certificate Lifecycle Manager 2007, o qual faz o controle de certificados, CA’s, expiração de certificados, etc.
  • Para segurança na autenticação, utilização de serviços e comunicação segura temos o Windows Active Directory e Active Directory Federation Services.
  • Para gerenciamento temos o SQL Server 2005/2008, Systems Management Server, Windows Server Update Services 2.0/3.0 e o Microsoft Operations Manager 2005/2007.
  • Além disse a Microsoft disponibiliza várias ferramentas e guias que nos auxiliam na implementação desses produtos.

Hoje em dia existem milhares de produtos voltados para segurança da informação. Não poderia ser diferente pois as empresas estão investindo cada vez mais em segurança. A quantidade de ameaças presentes em nosso dia-a-dia é assustadora, portanto, essa preocupação com segurança é válida.

Foi pensando nesse cenário que a Microsoft lançou o Forefront. Uma das principais características desse produto é fácil integração com a infra-estrutura de TI atual. Através de apenas um console podemos ter uma visão e controle sobre o estado da segurança de nossa rede, o que não é possível quando utilizamos vários outros produtos de segurança.

A integração de produtos e facilidade de administração é um dos grandes diferenciais da Microsoft hoje em dia. E o Forefront continua seguindo essa linha.

O Microsoft Forefront nos fornece uma grande variedade de relatórios que nos auxiliam no gerenciamento eficaz da nossa rede.

Pontos fortes do Microsoft Forefront

 

introducao_forefront_clip_image005

Como já citado anteriormente, quando utilizamos uma grande quantidade de produtos de segurança, a administração desse produtos se torna mais difícil devido a grande quantidade de consoles. Com o Microsoft Forefront, através de apenas um console podemos gerenciar a segurança da nossa rede. Os relatórios do Forefront são muito úteis e bem completos, o que nos auxilia na visualização do estado da nossa rede. A integração com o SQL e o MOM faz com que a qualidade desses relatórios seja excelente. E com a integração com o SMS temos uma visão centralizada sobre os servidores e clientes existentes na rede.

Com os wizards do ISA Server fazemos a publicação segura do Exchange e Sharepoint, além de habilitarmos as conexões via VPN rapidamente.

Com o Forefront Client Security podemos controlar centralizadamente a atualização dos clientes utilizando políticas.

Com o Forefront Security for Exchange temos um excelente filtro de conteúdos.

E a integração com o Active Directory facilita e muito a nossa vida.

 

introducao_forefront_clip_image006

Com o Forefront Client Security temos uma alta proteção contra malwares e uma resposta rápida contra novas ameaças.

O Forefront é otimizado para proteger as servidores de aplicações baseados nos sistemas operacionais Microsoft, utilizando uma estratégia de várias camadas com um robusto controle de acesso, inspeção de protocolos e aplicações, e vários produtos anti-malwares.

Através do ISA Server 2010 podemos definir o que nossos usuários poderão fazer na Internet e o que será publicado na Internet. Além disso podemos interligar filiais de forma segura, utilizando VPN e criptografia.

O ISA Server 2010 também permite o single sig-on através do suporte a RADIUS OTP e smartcards. E muitas outras funcionalidades.

 

introducao_forefront_clip_image008

Um dos grandes diferenciais do Microsoft Forefront é a integração de seus produtos entre si e com a infra-estrutura de TI existente.

Através da integração do ISA Server com o Active Directory temos um melhor controle na elaboração das regras.

O Forefront Client Security também pode ser integrado com o Active Directory, facilitando a implementação de políticas.

Todos os produtos Forefront são integrados com o SQL Server 2005, fazendo com que os eventos sejam armazenados centralizadamente, evitando redundância de informações.

O Forefront Server Security Management Console, Forefront Client Security Management Console, e o Microsoft Antigen Enterprise Manager são todos integrados com o MOM, SMS e WSUS, o que nos permite utilizar a infra-estrutura de rede atual, reduzindo os custos.

A Microsoft está trabalhando cada vez mais para que o Forefront seja integrado com produtos de terceiros.

Evolução dos produtos de segurança da Microsoft

A Microsoft tem se preocupado cada vez mais com seus produtos de segurança. Os pontos que a Microsoft tem evoluído muito são: proteção distribuída, performance dos produtos, filtros de conteúdo e principalmente gerenciamento centralizado.

Essa evolução pode ser visualizada no quadro abaixo:

introducao_forefront_clip_image010

A Microsoft está posicionada no Quadrante de Líderes no Quadrante Mágico de Segurança de Borda para E-mails, de acordo com a pesquisa publicada pelo Gartner, Inc. De acordo com o Gartner, os líderes são os mais importantes fornecedores do momento (baseado em vendas e crescimento de mind-share) com fatos comprovados na segurança de e-mails, assim como com uma visão e investimentos que indicam que estarão muito bem posicionados no futuro. Para maiores detalhes, visitem o site abaixo:

Links relacionados

Fonte: Fabiano de Santana

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: