Porque o Windows 7 fica processando sem parar, acessando o HD a todo instante?

windows7 Quando um micro tem pouca memória RAM, ou melhor, tem memória insuficiente para carregar o sistema operacional junto com os programas e arquivos do usuário, torna-se então necessário fazer o chamado “swapping” (troca) entre a memória RAM e a memória virtual que fica no HD. Mesmo desconsiderando esta hipótese o processamento contínuo no HD pode continuar ocorrendo. Em casos assim podemos desconfiar de duas coisas: o prefetch e a indexação de arquivos. São dois recursos criados para, teoricamente, agilizar o funcionamento de um micro com Windows 7 só que, na prática, eles acabam é tornando as coisas mais lentas. Quando se pede para executar alguma operação, o micro precisa parar de fazer o que estava fazendo no HD para só então poder responder aos comandos. Assim, na maior parte dos casos podemos desabilitar estes dois itens, da seguinte forma:

Desabilitando o prefetch do Windows Vista e Seven

O recurso prefetch estreou no Windows Vista e continua presente no Windows 7. O prefetch, supostamente, serve para que o micro fique mais rápido nas tarefas repetitivas, que acessam sempre os mesmos arquivos. Entretanto, na prática, o que se nota mesmo é que o micro acaba ficando mais lento pois o HD fica constantemente sendo acessado e, quando se quer carregar algum programa ou abrir algum arquivo, é preciso esperar terminar o processamento que está sendo feito no HD para só então o micro responder ao comando do operador.

O prefetch está ligado a uma função do Windows que é acionada através do arquivo svchost.exe que é o que fica rodando em segundo plano, consumindo poder de processamento e acessando o HD. Para desligar o prefetch é simples: clicar no ícone do Computador como o botão direito do mouse e ir em Gerenciar. Depois vá em Serviços e Aplicativos e novamente em Serviços. Procure pelo item superfetch, clique com o botão direito em Propriedades e coloque Desativado no tipo de inicialização. Reinicie o micro e pronto, o prefetch virá desativado e o HD não será mais acessado o tempo todo. Se achar que o micro ficou mais lento (o que é difícil, mas pode acontecer) e quiser voltar ao normal é só seguir o mesmo procedimento e, no lugar de Desativado, colocar Automático, somente isso.

Desativando a indexação de arquivos

O serviço de indexação do Windows é usado para agilizar a busca dentro dos arquivos que estão no HD, mas para tanto ele precisa ficar o tempo todo lendo os arquivos e montando o índice de busca. Isto acaba por deixar o HD lento e, como é um serviço pouco utilizado, acaba sendo recomendável que o desabilite, possibilitando que o sistema operacional trabalhe mais livre.

Para isso entre em “Meu Computador” e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da unidade de disco. Vá na tela de “Propriedades” do HD. Existem casos em que o HD está dividido em várias partições ou que exista mais de um HD no computador. Nestes casos torna-se recomendável desabilitar a indexação em cada uma das partições, bastando apenas repetir os procedimentos.

A janela Propriedades surgirá. Repare que a opção “Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo” está ativada. Desative-a e dê OK.

Caso esteja desindexando a unidade C:/ poderá surgir uma janela de “Erro ao aplicar atributos”. Se isto ocorrer clique no botão “Ignorar todos” para prosseguir. Este erro acontece porque os arquivos de sistema do Windows que estão ativos não podem ser alterados. Feito isto, é só aguardar o término do processo, o que pode demorar um bom tempo dependendo do tamanho do HD e da quantidade de arquivos lá armazenados.

Com o serviço de indexação de arquivos desabilitada o HD deve parar de ser acessado a todo instante, mas é preciso esclarecer que existem softwares que fazem uso do serviço de indexação para algumas tarefas específicas. Caso passe a ter problemas com algum software após a desativação do serviço de indexação, basta habilitá-lo novamente para corrigir o problema.

Fonte: Revista PNP

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

One response to “Porque o Windows 7 fica processando sem parar, acessando o HD a todo instante?”

  1. Willian Oliveira says :

    AFF…o Windows é um lixo mesmo…xD

    Nada na prática funciona…xP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: