Opera 11 Alpha

opera11-300x203

No competitivo campo dos navegadores de internet, o Opera é reconhecido por muitos usuários como a melhor opção disponível atualmente. Além da velocidade de navegação aprimorada, o programa dispõe de várias ferramentas de personalização e integração online – características que só aumentam com o lançamento do Opera 11.

Para não ficar atrás dos concorrentes, a versão mais recente do Opera ganha aprimoramentos em sua velocidade e garante ainda mais liberdade ao usuário. Agora, basta simplesmente clicar e arrastar o mouse para reorganizar elementos da interface, permitindo deixar o navegador realmente com sua cara.

A principal novidade da nova versão do navegador fica por conta do Opera Extensions – sistema de complementos próprios para o programa. Assim como nos concorrentes, a intenção das extensões é permitir que o usuário tenha uma experiência de uso ampliada, fornecendo opções que vão além da simples navegação.

Um jeito totalmente novo de utilizar o Opera
Ao contrário de alguns concorrentes, que optaram por inserir o sistema de complementos de maneira apressada, a nova versão do Opera inclui suporte total a elas desde o momento em que o navegador é instalado. Embora isso tenha significado um pouco mais de tempo para a inclusão desta característica no programa, o resultado impressiona.

A galeria de extensões do navegador – que pode ser acessada clicando aqui – inclui várias opções que melhoram seu desempenho. Entre as novidades disponíveis estão o download de vídeos do YouTube com um simples clique do mouse ou a possibilidade de exibir vídeos que utilizam o padrão HTML 5 em tela cheia.

Mais facilidade nas configurações
A nova versão do Opera consegue realizar algo que parecia quase impossível, deixando a tarefa de configurar o programa ainda mais fácil. Exemplo disso fica por conta do gerenciamento de emails, cuja única exigência de uso passa a ser que o usuário informe o endereço que deve ser monitorado e a senha registrada.

Além disso, a caixa de emails ganhou mais liberdade de configuração – além de poder arrastar as opções e deixá-las em qualquer ordem, é possível criar diversas pastas personalizadas para uma maior organização. A mesma característica foi adicionada à leitura de feeds, o que garante uma experiência de uso mais confortável e intuitiva.

Preocupação com a segurança e velocidade de navegação
Uma das opções mais interessantes do Opera é a possibilidade de navegar através de abas protegidas. Isso significa que qualquer mudança realizada no computador durante a navegação será apagada assim que o usuário fechar a aba – uma ótima opção para evitar que sites suspeitos enviem programas maliciosos para a máquina utilizada.

Outra novidade, que deve agradar principalmente quem possui uma máquina mais lenta, é a opção de desabilitar a execução automática de plugins. Para isso, basta entrar nas configurações do programa e, na aba “Advanced” marcar a opção “Enable plug-ins only on demand”, localizada no campo “Content”.

Na prática, isso significa que conteúdos feitos em flash ou Java, por exemplo, só serão carregados caso o usuário clique sobre eles. Ou seja, não só as páginas vão carregar mais rápido, como é possível evitar que computadores mais antigos travem por não dar conta do conteúdo que é exibido.

Versão de testes Alpha
A mais nova versão do Opera ainda está em sua fase de testes Alpha, o que significa que muitas das novidades que devem surgir na versão final ainda não estão disponíveis. Além disso, podem surgir alguns problemas relativos à estabilidade do navegador, que em algumas situações pode travar ou deixar de exibir conteúdos corretamente.

Embora nada disso tenha ocorrido durante os testes realizados pelo Baixaki, é preciso ficar atento à essa característica do programa. Portanto, esteja ciente de que esta ainda é uma versão inicial do programa – isso significa que muitas melhorias devem chegar em breve, e ainda deve levar certo tempo para o programa estar completo.

Fonte: Baixaki.com.br (via Blog TI e Tendências Web)

Anúncios

Tags:, ,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: