Placa com interface USB 3.0 garante backups mais velozes no desktop

usb 3 Produzida pela LaCie, placa traz duas interfaces USB 3.0 para maior velocidade na transferência de dados, mas preço é elevado.

O aumento da capacidade dos discos rígidos exige maior velocidade das taxas de transferência de dados para um backup mais rápido, e a tecnologia USB 3.0 promete ajudar a resolver o problema com taxas de transferência até 10 vezes mais rápidas que as do USB 2.0. Quem possui um notebook com uma interface USB 3.0 ou mesmo um desktop com uma placa-mãe que já tenha essa interface, já pode usufruir dos HDs externos que estão preparados para a nova tecnologia.

Quem tem um PC com interface USB 2.0 pode usar um HD externo com USB 3.0, porém, obviamente, a taxa de transferência será limitada pela tecnologia mais antiga. Mas há uma solução para quem tem um desktop com um slot PCI Express (todas as placas-mãe produzidas desde o ano de 2007 possuem esse slot). Trata-se da placa LaCie USB 3.0 PCI Express Card, comercializada pela Controle Net, empresa especializada em soluções de armazenamento e redes. A placa é pequena, com dimensões de 8 centímetros por 5,5 cm, e não deve passar aperto em nenhum desktop com gabinete padrão. Ela possui dois conectores USB 3.0.

1image_preview

 

 

Placa LaCie USB 3.0 PCI Express Card

Basta espetar a placa no slot e conectar a ela um cabo de 12 volts, proveniente da própria fonte do PC. Na maioria das fontes de desktop, há um cabo desses que não está em uso.

2image_preview

Placa LaCie USB 3.0 PCI Express Card (vista traseira)

Em nosso teste, o HD StoreJet 25M3 funcionou sem o conector de 12 volts. Mas quando colocamos um segundo HD, observamos o mal funcionamento dos dois. Além do desempenho cair, os HDs começaram a apresentar falha de leitura. Portanto, esse conector de 12 volts da fonte garante que o HD irá funcionar com todo o seu desempenho, mesmo com um segundo dispositivo conectado. Antes de comprar a placa, verifique se o seu PC possui uma linha de 12 volts sobrando.

 

3image_preview

Exemplo de uma placa-mãe com slot PCI Express

Resolvida essa questão, é necessário instalar o driver da placa, que está em um CD que acompanha o produto. Depois de instalado o driver, operação que não leva mais do que dois minutos, a placa está pronta para ser utilizada com seu HD USB 3.0.

Testes
Testamos essa placa em um desktop com placa-mãe Intel H55KPG, que já aceita os processadores Core i7 e Core i5, da Intel. Apesar de ser uma placa-mãe moderna, ela não possui uma interface USB 3.0 integrada, portanto foi a opção ideal para nossos testes. A instalação foi simples, como já descrevemos. O HD externo utilizado foi o StoreJet 25M3, da Transcend.

Os detalhes do teste podem ser vistos na matéria sobre o StoreJet 25M3 (http://bit.ly/Storejet). Os valores atingidos na taxa de transferência de dados são semelhantes aos resultados obtidos com uma interface USB 3.0 nativa, como mostra o teste realizado com o notebook da Asus, modelo N61J (http://bit.ly/asusn61j).

Comparando esses resultados, verificamos que a placa é uma solução viável para quem trabalha com grande volume de dados em discos externos. Porém, em nossa opinião, há dois pontos negativos. O primeiro é que a placa ainda é cara: custa R$ 399,00, preço semelhante ao de um HD externo. O segundo ponto negativo é que não há drivers para Linux e Macs, apenas para Windows 7, Windows Vista e XP.

Fonte: DesmontaCIA

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

2 responses to “Placa com interface USB 3.0 garante backups mais velozes no desktop”

  1. Brunno dos Santos says :

    Olá, vocês sabem me informar se essa placa é compativel com Windows Server 2003?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: