Analisando redes wireless com o inSSIDer

inSSIDerA maioria dos profissionais que está iniciando seu trabalho com redes sem fio costuma fazer testes pouco criteriosos, baseando-se somente em um simples ping ou no status do sinal que a ferramenta nativa do Windows oferece. Neste post você conhecerá o inSSIDer, um programa de análise de redes sem fio que fornece informações sobre as redes wireless ao seu redor que lhe ajudarão a escolher o melhor local de instalação e configuração de canal do seu equipamento.

A escolha do inSSIDer, ao invés do Netstumbler, foi feita pela sua compatibilidade com os sistemas operacionais mais novos como o Windows Vista e Windows 7 e pela sua interface gráfica que acaba simplificando a apresentação dos dados para usuários que estão começando agora neste ramo de redes wi-fi.

Assim que abrirmos o programa veremos esta tela:

inSSIDer

Nela são apresentadas informações como a perda de sinal (RSSI), o canal utilizado, o fabricante do equipamento e a velocidade máxima que aquela rede pode alcançar. Se você possui um aparelho GPS, o programa permite utilizá-lo para mapear o sinal da rede que você definir, inclusive podendo enviar os dados deste mapeamento para o Google Earth, no caso de redes metropolitanas ou mesmo WANs.

Logo abaixo da tabela principal, temos o Time Graph onde são fornecidas informações sobre a intensidade do sinal das redes sem fio, onde podemos verificar se determinada rede está com sinal estável ou não.

Se clicarmos na aba 2.4Ghz Channels, poderemos ver em que canais as redes sem fio adjacentes estão funcionando e se elas estão se sobrepondo causando interferências entre si.

inSSIDer

O ideal é que sua rede sem fio esteja em um canal onde não existam outras redes, pois se existirem várias redes em um mesmo canal, uma interferirá na outra ao ponto de impossibilitar a comunicação entre os pontos de acessos e as estações. Entretanto, se o sinal do seu equipamento wi-fi é infinitamente maior que os das redes sem fio adjacentes e ele está no mesmo canal que o delas (como no sinal da rede vermelha, na figura acima), ainda sim sua rede funcionará satisfatoriamente. O que não pode ocorrer é estarem no mesmo canal com o seu sinal estando mais fraco que o da rede vizinha ou igual ao dela.

Fonte: Danilo Augusto

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: