Políticas para armazenamento de dados tiram o sono dos CIOs

armazenamento A dificuldade para analisar demandas específicas faz com que muitos executivos utilizem uma mesma regra de storage para toda a organização, o que implica no aumento de custos.

O volume de dados armazenados hoje nas empresas representa um problema para os departamentos de TI. Além de lidar com a ampliação da capacidade dos recursos para armazenamento, os CIOs e suas equipes precisam cuidar de uma questão bastante delicada: estabelecer políticas de storage.

O que se vê hoje na maior parte das empresas é que, por conta da complexidade de armazenamento, os profissionais de TI estabelecem uma mesma regra para todas as áreas, em vez de analisar as diferentes necessidades de negócio e estabelecer políticas específicas. Como resultado, as organizações gastam muito mais do que seria necessário em storage.

Para Andrew Reichman, analista da consultoria Forrester Research, as empresas têm optado pelo “máximo denominador comum” na política de armazenamento. “Elas têm tantos problemas com a definição das regras específicas que acabam não tomando nenhuma atitude a respeito”, diz.

Da mesma forma, Greg Schulz, analista do grupo The Server and Storage IO, informa que, quando se fala em armazenamento, o principal desafio da atualidade não está no custo de hardware e de software, mas em conseguir alguém que defina e decida sobre as políticas de storage para cada tipo de dado. Isso inclui estabelecer o que e como armazenar, por quanto tempo, com quantas cópias e como lidar com os dados excluídos. “É necessário ter alguém com entendimento sobre o valor das aplicações para os negócios e que consiga funcionar como interface com a área de tecnologia, obtendo todas as aprovações necessárias e fazendo com que cada um assuma riscos relativos às suas áreas”, explica Schulz.

O diretor de TI da fabricante norte-americana de equipamentos baseados em energia solar WaterFurnace, Kerry Sylvester, considera ainda que o sucesso das políticas de armazenamento depende diretamente dos usuários.

Na sua companhia, Sylvester utiliza uma solução que contempla diversos níveis de armazenamento dos usuários, mas os funcionários da companhia nem sempre salvam essas informações como deveriam. “Algumas pessoas gostam de acumular coisas que não são necessárias e alguns hábitos são muito difíceis de mudar”, considera, ao lembrar que isso exige um trabalho de treinamento dos funcionários.

Como se não bastasse, ele considera que falta conhecimento da equipe de TI para manter uma boa política de gestão dos dados armazenados. Dessa forma, a análise de desempenho do storage é baseada em tentativa e erro, na maior parte dos casos.

Para solucionar essa questão da gestão do storage, a empresa de recursos humanos Alpha Staff Group adotou um sistema específico e que realiza essa função de forma automatizada. Na prática, o software exige a configuração das políticas por grupos de usuários, mas conta com opções pré-configuradas, que facilitam o processo.

“Antes da adoção do sistema, precisávamos fazer um monitoramento diário das políticas de armazenamento para garantirmos um planejamento adequado”, conta o vice-presidente de operações de TI da Alpha Staff, Jack Rahner. “Tínhamos de manter contato direto com as áreas de negócios e saber cada tipo de atividade planejada. Tudo girava em torno de personalizar o que era necessário para cada usuário. E a complexidade exigia que um engenheiro sênior realizasse a gestão em tempo integral”, acrescenta.

Após adotar uma ferramenta de automação, a tarefa de definir políticas ainda existe para a Alpha Staff, mas virou uma rotina tão simples quanto o preenchimento de formulários. “A interação com os negócios, no entanto, continua. Mas depois de uma pequena reunião, não se perdem mais dias para colocar as coisas no lugar”, finaliza.

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: